Resenha - Adeus, Facebook - Jack London

escrito por Rafael Fernandes

Título: Adeus, Facebook
Autor: Jack London
Editora: Valentina
Páginas: 180
Onde comprar: Aqui
Nota sobre o livro: 5 de 5

Sinopse:
Parar e pensar sobre como as novas tecnologias transformarão o mundo parece algo impossível de se fazer. Sempre preocupadas em atualizar o status online, cada vez mais as pessoas têm menos tempo livre. Além disso, a natureza volátil das redes sociais permite que tudo nessas plataformas possa mudar de um dia para o outro. Este novo cenário já alterou a forma de empreender tanto no Brasil quanto no mundo. Empresas como o Google e o próprio Facebook surgiram do nada e hoje são gigantes no mercado, enquanto outras que eram consideradas quase infalíveis tiveram que se readaptar para não morrer. A forma de empreender mudou. Ao mesmo tempo, as marcas nunca estiveram tão conectadas com seu público e a criatividade não tem limite. Barreiras linguísticas e geográficas estão ficando sem importância, e aquele que deseja empreender deve saber que seu público alvo pode estar do outro lado do mundo, da mesma forma que seu concorrente direto. Surgiram startups com sucesso em um dia e desastre noutro. Quantas empresas conseguiram, de fato, se manter no mercado com mais de 1 ano de existência? Como aprender com elas para não cometer os mesmos erros? É possível imaginar o futuro?

Resenha:
O Facebook nos dias de hoje é uma das redes sociais mais acessadas tanto no Brasil como no mundo. O fato é que há uns tempos, quando o Facebook era bem desconhecido, nós brasileiros éramos fascinados pelo Orkut, hoje já esquecido pela maioria dos usuários da internet. E o que será daqui há alguns anos com a internet mais evoluída? Como será os aplicativos que usamos hoje? Será que o Facebook ainda prevalecerá?

A Internet não é só redes sociais e pesquisa, vai além disso, uma coisa que aprendi muito bem com London ao ler este livro foi que a mesma abrange coisas infinitas no qual pelo espírito empreendedor, poderemos fazer qualquer coisa, qualquer coisa mesmo. O que falta no mundo empresarial são ideias produtivas e inovadoras. As ideias centrais do livro nos faz refletir sobre o futuro, sobre as inovações futuras, não é um livro apocalíptico ressaltando as novidades tecnológicas do futuro, está mais para uma abrangência de novidades mega interessantes de como se dar bem lá na frente, assuma o controle agora e você se dará bem com certeza em 2040.

"Vem aí a internet semântica, o fim do aprendizado da escrita cursiva, a transmissão e a recuperação de informações cérebro a cérebro. Estar conectado enquanto dormimos está previsto para 2040." - Página 20

A leitura discorre deliciosamente fácil, em 1ª pessoa Jack London não escreve só para pequenos, médios e grandes empresários ou leitores ou para quem quer entrar no empreendedorismo, mas ele consegue englobar todos os tipos de pessoas, mesmo que seja só para alertá-lo sobre o "Fim do Facebook" (jovens), que em outras palavras posso dizer "Nós somos o futuro, nos inovamos, o futuro já chegou". Segundo sua pesquisa, o Facebook vem cada vez mais perdendo  seus usuários...

"Que tal se perguntar o que fazíamos há 10 anos, sem o Facebook e o Twitter? Como conseguíamos viver sem as redes sociais? O que fazíamos para acessar conceitos e conhecimentos antes do Google?" - Página 27

O livro engloba vários assuntos legais que dá pra levar em conta e praticar as ideias criadas pelo autor, não tenha medo de errar, revisitar o passado, aprender e cair, retomar conteúdos da sala de aula é imprescindível, mas tudo isso sob a lição de London, se você seguir o raciocínio do autor com certeza será uma pessoa de sucesso.


Ao findar a leitura senti o quão especial foi ler cada capítulo, em especial o último, que foi o que mais me surpreendeu, eu sei que não vou praticar a maioria das dicas do autor, até porque não levo jeito pra coisa, mas posso afirmar com veemência que o autor me fez refletir sobre muitas coisas que costumo fazer no meu dia-a-dia como ser mais criativo no que faço, prosperar sem esperar de braços cruzados, que não preciso ter medo de morrer porque pela ciência e tecnologia de hoje viverei mais do que imagino, que meu último tweet publicado há 3 horas sumirá pra sempre... Isso e vários outras coisas... O Facebook vai acabar, mas as pessoas ainda não, que tal inovar tudo agora?


16 Comentaram:

  1. Achei bem interessante esse livro mais pelo assunto do que por gostar do tipo. Não leio muito assim e é raro achar graça, mas esse envolve um tema que é muito chamativo pra mim e acho que gostaria se lesse. Parece ser bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom sim Cris, a escrita do autor é fenomenal, ele até dá várias dicas que é de extrema importância usar nos dias de hoje.
      Beijos!

      Excluir
  2. É a primeira resenha que leio do livro, Rafa e não sei se o livro é realmente bom ou é você que faz um texto tão empolgado e bem fundamentado que faz a gente ter vontade de ler. Mas de verdade, o tema é bem interessante e atual e se dá pra aprender e melhorar como pessoa e como profissional, acho que já vale a pena. Se a leitura flui de maneira fácil, muito melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a leitura é descontraída Vani, não é nada tipo "autoajuda", o autor sabe mesmo mexer com as palavras, você vai adorar. E olha que nem é o meu tipo de leitura, peguei mais pelo título, não me arrependi. rs
      Beijos e obrigado!

      Excluir
  3. Apesar de não ser o tipo de leitura que gosto, esse tema me fez olhar para esse livro com outros olhos. Hoje em dia não imagino minha vida sem essas redes sociais, ou melhor, sem net, pois podemos fazer quase tudo através de um simples clic no mouse (até dominar o mundo. Rsrsrs). Fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela capa eu pensei que o livro só abordaria conceitos sobre redes sociais, mas vai bem além disso. Super recomendo Dom!

      Excluir
  4. Não é o tipo de leitura que me agrada, mas desde que vi a sinopse deste livro, achei interessantíssimo. É a primeira resenha que vejo também, gostei bastante, o tema é super atual e a gente não para pra pensar em como será o futuro das redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo pela sinopse também pensei que não fosse gostar Cris, o que me chamou a atenção foi o título mesmo, como eu disse pro Dom o livro engloba além das redes sociais... o/ Uma leitura super recomendada.

      Excluir
  5. Bem, não é meu tipo de leitura, não gosto de ler coisas assim, meio auto-ajuda, mesmo que seja relacionado com a internet, coisa que adoro. Acho que o importante de se tirar de um livro assim é que não devemos ser reféns da internet, é bom sempre bater um papo com pessoas que gostam do mesmo que você, mesmo que seja on line, mas é importante se relacionar pessoalmente, sair pra ver um filme, se distrair, pq apesar de bom a internet é muito viciante! Isso de ser refém da internet me lembra um pouco jogador numero 1, pessoal é assim la.
    Não é algo pra mim, mas aparece otimo pra quem é investidor, tem empresa e tal e tem que ficar ligado e se adequar a novos públicos e novas realidades.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greiciely, entendo seu ponto de vista, realmente o livro é mais indicado para o público empresarial, se você tiver o prazer de um dia pegar ele pra ler, vai perceber que a narrativa é deliciosa, do tipo intimidade autor-leitor, contato bem próximo, como tu disse um autoajuda. rs
      Beijos!

      Excluir
  6. Me interessei pela leitura, por ser o facebook uma ferramenta que uso durante todos os dias e que acredito em seu potencial de disseminação de boas informações, assim, gosto de aprender novas formas de a utilizar.

    ResponderExcluir
  7. Livro muito bom, leitura contemporânea que todos deveriam ler!!!

    ResponderExcluir
  8. Estou muito a fim de ler esse livro! *-*
    Muito boa a resenha, me deixou com ainda mais vontade de ler >.<

    Parabéns pelo blog, muito bacana e o conteúdo sempre interessante a cada postagem!

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, mas acho muito oportuno um livro que discute o papel das redes sociais e a internet de um modo geral e a maneira como essas novas ferramentas vêm influenciando nossa vida e a forma como nos relacionamos, trabalhamos, pesquisamos, e o quanto dependemos desse mundo virtual e cada vez mais presente no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  10. Pela sua resenha, me deu vontade de ler o livro, achei que ele se restringiria mais a falar sobre o Facebook, mas ele parece tratar do mundo digital de forma geral, suas nuances e a participação cada vez mais abrangente na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito interessada no livro. Acho que realmente ainda não descobrimos tudo o que a internet nos oferece...

    ResponderExcluir