Por que ler dá sono?

escrito por Rafa

Não é ler um livro que dá sono, claro, mas substâncias químicas que agem no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia. Quanto mais adenosina, maior o sono, explica Fábio Haggstram, diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital São Lucas, de Porto Alegre. Ou seja, o problema, na verdade, é a hora da leitura. Experimente ler em outro horário. Você pode até sentir preguiça, não conseguir nem virar a página e se entediar. Mas não terá sono.

Já a segunda substância envolvida é a melatonina. Ela regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, normalmente, à noite. E, como a luz inibe a produção de melatonina, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel. É por esse mesmo motivo que é mais fácil passar horas na internet ou vendo televisão do que ler um bom livro de madrugada. Não se sinta culpado se a TV estiver mais agradável às 4h.

Três dicas para não dormir
Ponha a leitura em dia antes de cair no sono

1. Começou a bocejar? Levante e dê uns pulinhos. Estar acordado é reagir a estímulos, e esse pequeno exercício nada mais é do que um estímulo motor. De quebra, vai ajudar a quebrar a monotonia.

2. Ler em voz alta exercita outras partes do cérebro, como o lobo temporal (relacionado à audição) e o lobo frontal (relacionado à produção da fala), e vai acabar com aquela preguiça momentânea.

3. Leia sentado. É lógico: a não ser que você tenha problema na coluna, é mais difícil dormir sentado do que deitado, já que, para dormir, é preciso relaxar toda a musculatura, o que não ocorre sentado.


13 Comentaram:

  1. Que matéria interessante!!
    Pra mim a terceira dica não vale muito pois durmo sentada também heauehaue.
    Mas agora faz todo sentido porque eu sinto mais sono quando to lendo do que quando to no note.

    Bejinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas sentado... Gente... Meu amigo dorme com o olho aberto. rs rs

      Excluir
  2. Gostei da matéria, mas eu também durmo fácil sentada e com o livro na mão!

    ResponderExcluir
  3. Oi, para mim o livro não dá sono, ele me acalma, mas se a história foi boa, ela manda é o sono embora, kkkk
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Putz, comigo é contrário. Eu leio e não dá sono de jeito nenhum xD
    Se puder vou lendo até enjoar, tem dias que me paro porque já é 2 e tanta da manhã e ainda estou ali, lendo feito doida. Acho que livro comido é um anti sono...

    ResponderExcluir
  5. Mega interessante!
    Gostei das dicas, mas a 2ª acho que não ia dar muito certo, pra mim ler um livro é algo interno, acho que se eu fosse ler em voz alta iria me incomodar rsrs. Ler em voz alta só mesmo para estudar as matérias da facul rs.
    Eu leio tanto sentada como deitada, mas de bruços, e fico revezando a posição conforme vai ficando incômoda, principalmente para a coluna, e se o livro for bom, o sono nem chega perto. Já cheguei a ficar até às 3h da manhã só pra terminar um livro. E se acontecer de estar lendo deitada e ficar molinha, eu fecho o livro dou uma paradinha, sento, abro de novo e continuo lendo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que post bacana. Eu não entendia porque consigo ler MUITO mais no leitor digital do que no livro físico (tarde da noite). Agora está bem esclarecido. Também tenho a tendência de ir deitando a noite, aí é tiro e queda para dormir. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Gostei das dicas, realmente tem uma explicação pro sono básico lendo. Mas geralmente eu só caio no sono quando o livro é chato porque quando ele é bom viro a noite acordada. kkk

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  8. Bem interessante esse post, Rafa. Eu não costumo ficar com sono quando estou lendo de noite, até mesmo na cama. Mas basta me colocar num carro, num ônibus, qualquer coisa em movimento que, basta abrir o livro e meus olhos já pesam rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  9. que legal essa matéria!! muito interessante mesmo.
    As vezes fico com sono de ler, aí paro, e deixo para outra hora.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  10. E eu que me sentia culpado por sempre ficar com sono quando leio. Rsrsrs Mas também eu ajudo, pois geralmente só leio à noite, e o pior, deitado.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Olha, confesso que agora não leio mais antes de dormir desde o dia que li e peguei no sono, quando acordei tava em cima do livro, quase morri pensando que tinha amassado, ainda bem que não rs
    Pena que essas dicas não são pra mim, agora quando to com sono durmo e quando acordo leio, bem melhor.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que ler não me dá sono, só se o livro for muito chato. Como eu sempre durmo bem tarde e reservo pelo menos uma hora para ler antes de dormir, a leitura antes de dormir faz parte da minha rotina diária, talvez por isso ei leio tranquilamente deitada mesmo e na hora de pegar no sono é só apagar a luz e virar para o lado e eu nunca dormi enquanto lia, mas também eu só consigo dormir na escuridão total.

    ResponderExcluir