Resenha - À Primeira Vista - Nicholas Sparks

escrito por Rafa

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Onde comprar: Aqui
Nota sobre o livro: 5 de 5

Sinopse
Jeremy Marsh tinha três certezas: jamais se mudaria de Nova York, não se apaixonaria novamente e nunca teria filhos. Mas agora ele está prestes a se casar com Lexie Darnell e aguarda a chegada da primeira filha, enquanto conduz a reforma de sua nova casa na pequena cidade de Boone Creek, na Carolina do Norte.
Em meio a tantas mudanças, Jeremy luta para reencontrar o equilíbrio pessoal e profissional ao lado da mulher que o fez mudar todos os seus planos. Quando tudo parece estar entrando nos eixos, Jeremy recebe um misterioso e-mail que dá início a uma série de acontecimentos que irão testar a força dessa paixão.
Atormentado pela ideia de estar sendo traído, vivendo uma crise criativa que o impede de trabalhar e angustiado com a gestação complicada de Lexie, ele não poderia imaginar que o pior – e o melhor – ainda estava por vir.
À Primeira Vista captura toda a incerteza, a tensão e a angústia da vida desse jovem casal, mas também retrata o romantismo, o companheirismo, a descoberta e o amadurecimento que só o verdadeiro amor pode proporcionar.

Resenha:
Um livro realmente apaixonante. Sparks conseguiu mais uma vez o que queria. Emocionar!

De certa forma fui surpreendido pela escrita do Sparks, sua narrativa tão cativante e emotiva,  flui de certa forma audaciosa e a deixar seus personagens tão marcantes e inesquecíveis que o leitor se fixa dentro da história.

História: Jeremy, é o típico homem que adora viver em cidade grande, curtir a vida nas altas noites e escrever suas magníficas histórias na revista Scientific American. Logo que conhece Lexie, sua vida muda totalmente, um casamento é marcado para muito breve, mas ele ainda não tinha certeza de sua nova vida, das mudanças que estão acontecendo ou que estão pra acontecer, do bloqueio criativo que surgiu depois de se mudar de Nova York à Boone Creek se tornou um fracasso total, não saberia dizer quanto tempo duraria aquela loucura? Saberia? Ele se diz apaixonado e também que ama muito Lexie. Incondicionalmente. É uma história bem dramática, eu diria.

O drama do livro se baseia em confiança, diálogos e mais diálogos.

Um casamento consegue sobreviver a tantas desconfianças? Com certeza falta de confiança gera brigas... A barriga de Lexie já está saliente, ou aparentando estar, o casamento iminente é um sinal de que ele mal a conhecia, seu amigo desconfiava de tudo sobre ela, até sobre se o filho era mesmo dele.

Dica: O livro é basicamente um drama, não tem outra palavra. Então tente não ler correndo, assim você vai perder toda a emoção que aguarda para o final. Compensa cada página, fica a dica.

Não é a toa que o autor é super bem conceituado mundo afora, posso dizer que À Primeira Vista é lindo,  com um final de deixar qualquer um chorando de tanta emoção, a leitura surpreendeu e vai continuar surpreendendo muitos leitores, quero reler mais uma vez, eu esperava algo e veio algo ainda melhor, isso sim é romance dramático... Acho que se eu ler outra vez não vou aguentar de tanta emoção.

Aprendizado: O que posso tirar da história é o seguinte, com essa leitura super rápida e deliciosa, posso dizer que amar a primeira vista é possível, mesmo que esse amor venha depois que a beleza tenha importado no começo, mesmo que a paixão não exista de princípio, aliás paixão é algo temporário, amor não, amar a primeira vista é possível, é maravilhoso. Então amar é incondicional, há perdão, há tréguas, há confiança...

Ponto positivo para leitura: O romance é narrado em terceira pessoa, o que para alguns pode ter sido algo complicado, eu consegui entrar na história logo de início. Sparks detalha cada frase, tudo se encaixa perfeito em sua narrativa. Os personagens agem de forma tão natural que parece real demais para quem está lendo.

Não ler por quê? Infelizmente não li O Milagre, publicado pela Agir, livro que antecede À Primeira Vista, falam que o mesmo não é tão bom comparado com o segundo. Eu não sei. Se você não leu o antecessor  assim como eu, fica tranquilo que a leitura vai fluir normalmente.

Conclusão e recomendação: Se tem algum ponto negativo eu não sei dizer, alguns dizem que se você já leu outros romances do autor, é preferível que leia outros bem mais emocionantes do que esse, como li poucos do autor (O Casamento e Um Homem de Sorte) vai adorar esse, é o que eu indico. Recomendo para quem gosta de leitura leve e descontraída ou para todos que adoram a narrativa deliciosa de Sparks.


16 Comentaram:

  1. Me interessei bastante por ele, vou procurar lê-lo
    http://paraleloindie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gosto do Sparks pq ele consegue dar o tom certo de drama em seus conflitos, romance para apaixonar os nossos corações e um suspensezinho - mesmo que previsível, em alguns livros - para o final.
    Gostei dessa sinopse e muito da sua resenha.
    Como sou casada há um bom tempo, sei que a confiança, o respeito e o amor é que seguram uma relação. Toda desconfiança abre portas para erros, ciúme excessivo e até mesmo para uma traição.
    Quero ler esse livro e saber como o casal vai superar esse problema.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, esse livro pode ajudar muitos casais que passam por situação semelhante.

    ResponderExcluir
  4. E lá vem eu, uma Sparkiana assumida!! rs
    Amo a maneira dele escrever seus dramas, romances e os encaixar perfeitamente no contexto dos seus livros.
    Esse livro em particular, ainda não li e nem O Milagre que foi citado aqui(esse deve chegar logo, comprei ele tem uns dias) mas tbém já tinha lido que a história não se perde, mesmo não tendo lido o primeiro livro.
    O ciúmes, a desconfiança e outras coisinhas, sempre são as maiores causas das separações. Até q ponto confiar ou não confiar em alguém??
    Bem meu bem...vou ler esse livro com certeza!!


    Resenha ímpar, no ponto certo..rs


    Beijos

    ResponderExcluir
  5. eu desanimei depois de saber que é uma continuação de O milagre que dizem ser chatinho , mas sua resenha foi tão animada o.o

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa!
    Como eu já li quase todos do Nicholas, esse, pra mim, foi mais do mesmo. O final não me emocionou, mas me fez pensar "Really? De novo? Sério mesmo?" hehehe... É um livro bonito, principalmente por trazer essa reflexão sobre os relacionamentos e tal ,mas não me marcou.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Caramba, finalmente alguém escreveu o que eu estava pensando. Esta história é realista. Nada de amores irreais que acontecem do nada. É o que eu sempre digo, amor é uma decisão, são atitudes, é o viver diário. Conhecendo a pessoa com defeitos e falhas, mas escolhendo amá-la e viver com ela apesar de qualquer coisa.
    E não acho que estas dificuldades tiram o romance ou a beleza do livro. Simplesmente a colocam de forma bem mais "pé-no-chão".
    Espero que o casal consiga encontrar seu caminho no livro. É uma esperança para muita gente que se decepciona e percebe que a paixão não dura eternamente.
    Adorei!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Então esse livro é pra mim porque ainda não li nada do Nicholas Sparks! O tempo foi passando e são tantos livros lançados dele que eu sempre acabo ficando em dúvida sobre qual ler. Agora você me deu uma boa sugestão para conhecer a narrativa do autor. Eu gosto das narrações em terceira pessoa, não tenho problemas com isso e o enredo parece trazer tantos pontos positivos. Gostei muito da resenha e ou por causa dela ou da sua empolgação (ou dos dois!) acho que vou atrás desse pra ler.

    ResponderExcluir
  9. Sou totalmente apaixonada pelo Nicholas e suas histórias, mas ele com o tempo acabou se tornando um pouco repetitivo nas narrativas, mas pelo que vi, esta é totalmente inovadora e envolvente, estou louca para ler! *-*

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho O Milagre, não tenho esse ainda. Mesmo que você tenha dito que dá pra entender tranquilamente sem ler o primeiro livro, e que dizem que esse é melhor, vou ler na ordem, sou meio neurótica com isso! hahaha...


    Amo romances dramáticos e Nicholas realmente é um mestre no gênero!!! =)

    ResponderExcluir
  11. Você tem que ler O milagre, o livro é lindo demais. Não li À primeira vista mas tenho o livro aqui em casa e em breve o lerei. Sou uma pessoa que chora facilmente e depois de ler sua resenha acho que terei que me preparar psicologicamente antes de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  12. Estou no time dos que ainda não leram nadinha do Sparks. Mas pretendo mudar isso em 2013. Estou esperando Um Porto Seguro chegar para desfrutar da escrita do Nicolas.


    Bjo!

    ResponderExcluir
  13. Estou um pouco enjoada de Nicholas.... Apesar de gostar de seus livros, parecem todos iguais... Mas vou ler esse pra ver se a opinião muda!

    ResponderExcluir
  14. Acho que o livro é bom, até pela sua análise, porém estou gostando mais de livros de ação/sangue e suspense. hehehehehe
    A fica foi anotada.
    Sucesso querido. ^^

    ResponderExcluir
  15. Como tenho pavor do Sparks...rs Não consigo gostar do moço, gente. Todos os livros são iguais, rs. Mas enfim. Boa resenha :)


    Beijos

    ResponderExcluir
  16. oi meu fofo




    menino to lendo esse livro...e amooo Nicholas mas por incrível que pareça tive uma crise durante a leitura e dei uma parada....acho que foi crise porque logo em seguida de O milagre comecei esse e fiquei triste pelo rumo das coisas, odeio e amo ao mesmo tempo quando o Nicholas me faz sofrer vai entender rsrs a louca....


    mas vou continuar e terminar logo a leitura....


    bjiss


    Jaira


    Livros e Versos

    ResponderExcluir