Resenha - O Guardião de Memórias - Kim Edwards

escrito por Rafa

O Guardião de Memórias
Autora: Kim Edwards
Editora: Arqueiro - Sextante
Onde comprar: Aqui
Nota sobre o livro: 3 de 5

Sinopse:
Com mais de três milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos, O Guardião de Memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar. A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas, principalmente, na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página. Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O Guardião de Memórias vai emocionar e mostrar o profundo - e às vezes irreversível - poder de nossas escolhas.

Resenha:
A história em si de O Guardião de Memórias é linda e emocionante. O que não posso dizer o mesmo é da forma como a escritora escreveu o livro, muito parado, eu quase desisti do livro, eram tantos detalhes que eu pensei que a autora fosse uma "arquiteta", no sentido de querer mostrar tudo.

Tomei raiva e demais sentimentos para com alguns personagens que achei egoísta, principalmente pelo Dr. Henry, ele não tem o direito de desfazer de um filho como se fosse um produto. 

A autora fez mais que bem em mostrar essa realidade no livro. Aliás, o mesmo nos mostra que somos àquilo que escolhemos e fruto daquilo que fizemos outrora.

Como já disse, não gostei da narrativa, mas a história é maravilhosa, emocionante, tanto é, que já tem até filme dele, mas ainda não tive oportunidade de ver. Mas quero ver, falam que é muito bom.

Falando no geral, gostei do livro. Foi o primeiro que li da autora, e espero que os próximos livros da mesma não seja tão detalhista, massante, enfim... 

O final deste livro, vale a pena por todo o cansaço da leitura.

O que dá show de bola, é a capa linda e também a bela revisão e diagramação. Quem dispuser de tempo, leia com calma, ou quem gosta de muitos detalhes vá fundo à leitura.


12 Comentaram:

  1. eu tenho vontade de ler , mas algo não ,me deixa , quem sabe um dia chega a hora certa!i

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro há tanto tempo, antes ainda de ter blog, por isso não fiz resenha e não me lembro dos detalhes. Só sei que eu adorei a história e coloquei esse livro nos meus favoritos. A gente sente muita raiva do personagem mesmo, mas lembro-me que o final foi surpreendente.
    Tem filme? Jura? OOOh, tenho que assistir pra ontem! =D
    Beijoca.
    http://fluffy.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aione Simões Sérgio18 de junho de 2012 às 19:33

    Oi Rafa!
    Por mais lindo que seja e com um super final, no momento estou fugindo de livros que tenham a chance de serem maçantes pra mim. Um dia, quem sabe!
    Não sabia que tinha filme!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Eu não gostei desse livro, achei a história interessante, mas como você disse detalhes demais atrapalham.
    Para ser sincera, me lembro que pulei as últimas páginas só pra saber logo o fim, e nunca mais reli.
    ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu até que gosto de livros com muitos detalhes, então acho que pode ser uma boa opção de leitura para mim. Só depende de conseguir pegar uma semana tranquila em que eu possa realmente me dedicar à leitura, pois esse tipo de livro deve ser lido com calma.

    ResponderExcluir
  6. Eu até que gosto de livros com muitos detalhes, então acho que pode ser uma boa opção de leitura para mim. Só depende de conseguir pegar uma semana tranquila em que eu possa realmente me dedicar à leitura, pois esse tipo de livro deve ser lido com calma.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro foi feito pra se ler com calma, porque estressa e muito!

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou do livro, muitos (a maioria) não gostaram, eu pesquisei e tem filme sim, vou querer ver também.

    ResponderExcluir
  9. Se tiver tempo sobrando leia, porque ele precisa de carinho, ele é muito detalhista.

    ResponderExcluir
  10. Eu não pulei não, até porque se eu pulasse não entenderia nada do final, aí sim a leitura seria desgastante, mas gostei do livro (história), só achei ruim a narrativa.

    ResponderExcluir
  11. Isso mesmo, separa um tempo pra ele, para que talvez você goste do livro.

    ResponderExcluir
  12. Acho que devo ter lido muito rápido, ou queria ler rápido, mas a história empacava demais, e isso me deixa entediado... Porém, quero reler.

    ResponderExcluir