Resenha - Agora é pra valer - Marcia Luz

escrito por Rafa

Agora é pra valer!
Autora: Marcia Luz
Editora: DVS Editora
Onde comprar: Aqui
Nota sobre o livro: 4 de 5

Sinopse:
O romance tem como protagonista Lucio Queiroz, personagem da ficção, mas construído de modo tão autêntico que carrega em si inúmeros perfis de chefes, gerentes e coordenadores que não se sentem à vontade com os novos paradigmas da liderança e continuam agindo de modo conservador. A autora consolidou em seu livro, mais de 20 anos de experiência como instrutora e palestrante na área gerencial. Neste período ela pôde conhecer e auxiliar inúmeros “Lucios”, e cada um deles está representado na obra. “Você acompanhará a saga de Lucio Queiroz, um homem que com toda certeza lembrará vários chefes que você mesmo já teve. E garanto que qualquer semelhança com a realidade não terá sido mera coincidência. Não inventei nada, nenhuma das atitudes extremas do personagem, por incrível que possa parecer, foram fruto de minha imaginação. Apenas misturei episódios protagonizados por alguns gerentes que conheci em meus 20 anos de trajetória como formadora de gestores”, escreve Marcia Luz na introdução do livro. Logo no início da leitura, nos deparamos com um personagem derrotado, que já esteve no topo de um império empresarial, mas que agora se declara no fundo do poço. Ele dá indícios dos motivos que o levaram a tal situação, mas as verdadeiras revelações da trama vêm aos poucos. Acompanhar a trajetória de Lucio Queiroz é uma lição para a vida pessoal e profissional. A queda e a luta por uma segunda chance são também pano de fundo para os conceitos de Liderança Transformadora apresentados por Marcia Luz. Pelo modo envolvente como a história é contada, o leitor é conduzido a refletir sobre a sua própria vida. A narrativa o leva a detectar se existe a necessidade de realizar mudanças em sua conduta, sem que tenha que passar pela crise que viveu o protagonista do livro.

Resenha:
Agora é pra valer é daqueles livros que na realidade não se trata de um simples livro ou de uma simples história, é uma parábola, com objetivo de ensinar sobre a vida. Um autoajuda, vamos dizer assim.

A parábola conta a história de Lucio Queiroz, um workaholic, mal humorado, desprezível, chato, que só sabe pedir metas e nem sequer dá elogios aos seus funcionários quando passam da meta. Lucio é sócio da empresa do Grupo Brandão e desde então a mesma não para de crescer, e ele acha que é devido ao seu modo de agir que impulsiona as pessoas a produzir mais e mais.

O tempo passa e ele acaba por conhecer a morte de perto, seu coração quase não aguenta. Ele supera, e começa a pensar sobre a vida e seu modo de agir, através das simples palavras da Dona Beatriz, uma psicóloga de empresários, que ofereceu a ele lições de coaching, com as sábias palavras dela, ele acaba por tentar mudar de vida...

Ninguém queria acreditar na mudança repentina dele. Quem diria que um carrancudo como Lucio Queiroz abriria um sorriso verdadeiro ou um bom dia, obrigado, nada. Ninguém acreditava. Então, eis que com a ajuda de Dona Beatriz, Lucio aos poucos vai descobrindo como é ser um profissional melhor, uma pessoa melhor tanto para a empresa, como para sua família antes deteriorada, inclusive para o mundo também, pois com seu exemplo, muitos outros quererão segui-lo. 

Realmente uma história fantástica, de emocionar muitos. A linguagem fácil e de simples acesso, faz com que o leitor veja tudo de forma fácil e explicada. 

Com vários dicas, instruções, métodos para conseguir confiança, aprendi no livro sobre descobrimento de quem somos, como somos visto pelos outros, aceitação de si mesmo, dar somente o melhor no que fazemos e por último sempre ajudar uns aos outros. Não é nada fácil. No caso de Lucio, ele queria desistir, mas persistiu, por vezes seus pensamentos antigos voltavam, sua carranca eram destacadas de vez em quando, até que por fim não aparecia mais, seu jeito de pensar tinha mudado. Como era ele quem contava em 1ª pessoa, eu sentia a raiva dele, sua vontade de querer mudar. E isso foi bom.

Todos devem ler o livro, indico à todos. Tem alguns erros pequenos, mas nada que atrapalhe a leitura. 

Ser chefe é muito diferente do que ser líder. Quer aprender a ser líder, leia este livro.


12 Comentaram:

  1. Interessante, Rafa. Não conhecia nem a editora, nem o livro. E tb não costumo gostar desse tipo de leitura, mas gostei da resenha e acho que leria sim, se tivesse oportunidade.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria o mesmo Kel. E olha o que aconteceu comigo. Acabei gostando! ^^

      Excluir
  2. ACHEI LEGAL A SINOPSE , E TBM NÃO CONHECIA NADA SOBRE , QUEM SABE UM DIA :)

    ResponderExcluir
  3. Que bacana a resenha Rafa! Sério, gostei do jeito que escreveu sobre o livro e apesar de ser de "auto ajuda" me interesse. conheço muuuitos Lucios hahah
    Não conhecia o livro, mas que bom que nos apresentou!
    Beijos :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucio's tem muitos, ainda bem que a história é bem apreciada... ^^

      Excluir
  4. Não conhecia nada sobre o livro...
    Parece bom..beijos
    vou dar mais uma olhada!

    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROMOÇÃO COM BlackBerry, E OUTRAS ESPECIAIS
    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Eu adoro ler resenhas, fazem a minha curiosidade pelo livro aumentar.
    Esse livro não conhecia muito bem, mas atiçou minha curiosidade, gostei muito da história.
    Obrigada pela ótima resenha.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e se delicie com esse livro maravilhoso!!!

      Excluir
  6. Eu não conhecia esse livro, mas depois da sinopse e da resenha eu fiquei bem curiosa

    ResponderExcluir
  7. super legal o livro.
    http://www.mundo-dos-adolescentes-guilherme-lb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir