Resenha - Fale! - Laurie Halse Anderson

escrito por Rafa

Título: Fale!
Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Páginas: 248
Onde comprar: Aqui
Nota sobre o livro: 5 de 5

Sinopse
Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.

E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.

Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Comentários:
Melinda quase não fala, alguns a consideram como muda, outros a acham estranha, outros não sabem dizer nada...

Fale! nos apresenta uma garota tão incomum a ponto de nos fazer chocar qualquer realidade, porém é uma personagem que encanta pelo seu sarcasmo e suas habilidades artísticas, mas o que ela tem para nos fazer emocionar tanto neste livro? - pergunta o jovem leitor. Logo no começo da narrativa percebemos que Mel está escondendo algo e não quer de jeito nenhum dizer para nós e muito menos para si o que a faz ser tão diferente das outras garotas.

É um segredo do passado que a atormenta várias noites e vários dias, ela não conseguirá seguir sua vida se não contar a ninguém, esse é um de seus grandes desafios a enfrentar, ganhar essa batalha. Melinda quase não fala com ninguém, com seus pais fala o necessário para se livrar de castigos, quer dizer, ninguém ouve seus gritos silenciosos, ninguém ouve o que ela tem para contar, simplesmente porque ela tem medo. Medo de falar. Esse medo que perturba o leitor. E só nós podemos ajudar, tentar entender o que se passa em seus sentimentos.

Mas o que ocorre neste livro é a percepção de todos os seus pensamentos e desejos. Só nós leitores que conseguimos enxergar toda a essência que é essa personagem tão incomum do nosso dia-a-dia. Eu não poderia revelar o grande segredo dela, mas a maioria já deve saber. Quando comecei a leitura logo peguei o filme para comparar e percebi o quão fiel foi a adaptação. No filme, claro que tem umas diferenças ao livro, mas dá para notar cada sentimento reprimido em ambos. Com certeza o livro é bem melhor.

Os personagens são copiosamente interessantes e marcantes, cada um tem sua essência e presença, a maneira como Mel lida com quem se relaciona, professores, diretor, colegas de escola, etc... a maneira como retrata cada qual e que também apelida personagens, deixa a leitura bem suave e por algumas vezes sensível demais.

A autora conseguiu usar de maneira tão fácil a sua arte de escrever, que fez com que o leitor entrasse na mente da personagem principal, a ponto de chorar juntamente com Melinda quando ela estava contando seus sentimentos. Porque pela sua linguagem de fácil acesso, uma linguagem mais jovem,  fará com que muitos leitores se identifiquem com a história. E por último, o trabalho editorial está perfeito, diagramação, capa, lombada, detalhes, tudo muito lindo. Sem contar que ao findar do livro, o leitor poderá contar com uma entrevista com a autora superinteressante, um guia de discussão e muito mais... Fiquei até sabendo que teria uma continuação para esta obra, e uma verdade seja dita: acabar por aqui já está de bom tamanho.

Realmente Fale! falará com muita gente.

É um livro que desmistifica qualquer ignorância do ser humano, abre a mente, tira o cativo de sua prisão, desperta e ratifica de que o  medo pode ser domado. Aposto que muita gente irá dar mais atenção as pessoas ao seu lado após a leitura, principalmente pelo final, não julgarão sem antes pensar bem. O livro foi para mim a melhor leitura do ano, e espero que para muitos seja também.


39 Comentaram:

  1. Esse com certeza é um livro maravilhoso.
    A Laurie é uma autora genial,já tem dois livros dela que pretendo ler,inclusive Fale!Adoraria ter esse livro..
    A capa é simples,mas muito bonita..
    Com certeza vou ler Fale,espero que não demore muito!!
    Bjs'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainara, que bom que você deseja tanto esse livro. Realmente é um bom livro, até porque dei nota 5, o que vale muito.
      Vai perceber o quanto a autora é maravilhosa nessa escrita, espero que se surpreenda. Outro que quero ler dela é Garotas de Vidro.
      Beijos!

      Excluir
  2. Puxa...O Silêncio de Melinda????
    Vi o filme há um bom tempo e ainda me pego pensando em quanto foi denso e triste ao mesmo tempo. Em quanto foi perturbador e revelador.
    E pelo que li acima, o livro é maravilhoso!! Cheguei a arrepiar com a resenha.
    Ah..o ser humano e seus segredos. As vezes, achamos uma coisa..quando na realidade, é outra totalmente diferente.
    Quero ler, quero demais ler!!!
    Um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê! Saudades! ♥
      É esse mesmo o filme, talvez muito quererão ver o filme só por causa do livro, o que a autora até indica porque ela também adorou. =D
      Como eu disse o interessante é notar o quão as pessoas são desapercebidas ao que acontece ao redor delas. Devemos dar muito mais enfoque a isso nas escolas, onde mais tende a acontecer esse tipo de ato.

      Beijos!

      Excluir
  3. Coisa mais estranha,mas lendo a resenha tive a sensação que também teria preconceito, não gosto de pessoas que criam confusão. Muitas pessoas colocam a culpa em problemas do passado para justificar as ações do presente.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam,
      Pois bem, para quem for ler o livro tem de ir de mente aberta, pois o que a autora quer mesmo é nos fazer surpreender com os acontecimentos que são revelados aos poucos. Por exemplo, se você for pegar o último capítulo e o último parágrafo desvendará toda a história. =D
      Super beijo!

      Excluir
  4. Nossa ainda não tinha visto falar no filme, agora o livro desde que foi divulgado fiquei super curiosa para ler, ele trabalha com um tema bem forte e eu simplesmente sou fascinada por livros assim, que trazem um exemplo de vida e desperta muitos jovens e adolescentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Esse livro foi feito para nós, mas com certeza serve para todos! Um livro maravilhosa e realmente tocante. Espero que curta tanto quanto eu! <3
      Beijo!

      Excluir
  5. Resenha bem intensa, Rafael! Pelo visto o livro deve ser muito bom mesmo!! Já estava bem curiosa quanto a ele, mas todo o cuidado que você tentou passar aqui (enfatizando o medo, as características da Melinda e um silêncio que parece perturbante), sem dúvida me deixou ainda mais interessada. Gosto de leituras assim, de sair da zona de conforto e questionar! E Fale! parece ser uma dessas leituras! :) Vou ler logo logo, assim espero! ^^
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Marcella. ♥
      Com certeza esse livro sai totalmente da zona de conforto, um livro super questionador... Espero que curta!
      Beijo!

      Excluir
  6. RAFAEL!
    Gostei muito da resenha e deixou minha curiosidade aguçada, principalmente porque sempre fui a favor do livre arbítrio e a liberdade de pensamentos e expressão, acredito que Fale é um livro revolucionário.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Sempre faço a resenha com o intuito das pessoas ficarem curiosas pela leitura. Que bom que fiz meu objetivo. =D
      Aposto que irá adorar este livro!
      Cheirinhos. ♥

      Excluir
  7. Rafael, adorei a resenha. Já tinha me encantado pelo filme, agora quem sabe leia o livro. Abraços Shana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu pudesse Shana eu leria primeiro o livro, mas como tu já viu o filme verá umas diferenças, tal qual eu destaquei na resenha.
      Beijo!!! ♥

      Excluir
  8. Oie Rafa
    não sabia que tinha um filme, e nem conhecia o livro antes dele ser divulgado pela editora. Do jeito que sou manteiga derretida, tenho certeza que o livro irá mexer com meus sentimentos.
    quero ler!!
    participando freneticamente para ganhar o livro rs
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque.
      Eu também não sabia, quando vi a capa toda linda nem imaginava como a história seria, só fui ler a sinopse e já me encantei.
      Já até imagino como você ficará quando acabar esse livro, dica: pegue muitos lenços. =D
      Beijos!

      Excluir
  9. Antes de ler o livro e não sabia que tinha filme, e fiquei super curiosa para ver. Eu li o livro e fiz resenha, tbm dei 5 estrelas, é um livro ótimo!!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Esse livro nunca me chamou atenção, mas depois que li algumas resenhas sobre minha ideia mudou, o tema é interessante, o livro é premiado, ou seja, acredito que vou gostar da leitura, estou curiosa para saber se é bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diandra, aposto que sim que tu irás adorar a leitura!
      Beijos!

      Excluir
  11. Participando!
    Aninha Lima.

    ResponderExcluir
  12. Tem ouvido comentários bons desse livro .... Adoraria ler

    ResponderExcluir
  13. Que perfeito, o livro do filme o silêncio de Melinda, o filme é simplesmente perfeito imagina o livro, quero muito ler ele fiquei louca de saber que lançaram o livro <3
    torcendo muito!
    ps: sua resenha está maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar dos dois Ketlen, depois me fala o que achou do livro.
      Beijos!

      Excluir
  14. Engraçado, estava super ansiosa pra ler esse livro na época de lançamento, mas a gente tem tanta coisa pra ler que a prioridade vai tomando conta né Rafa? Daí que agora prefiro ler Passarinha e o Almanova que vem por aí do que o Fale! rsrs
    Não que eu não vá mais ler, mas no momento prefiro abrir espaço para esses outros.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conhecia o livro,mas pelo que pude captar é um livro bom.
    Fora que achei só meio pobrezinha a capa.

    ResponderExcluir
  16. Olá! +.+
    Apaixonada pela capa do livro, apesar de que a capa da versão em inglês é bem mais bonita, (minha opinião).
    Amei a resenha do livro, ele parece ser tão envolvente, forte e intenso como Garotas de Vidro, que passou a ser um dos meus livros favoritos!
    Se ainda não leu, deveria lê-lo! *-*
    Tomara que tenha mesmo as maravilhosas características de G. V. Um livro que meche com sua cabeça e que te assombra por dias á fio.
    Amo livros assim! E também que falem de emoções humanas, segredos e etc.
    Necessitada demais de lê-lo!
    Espero ganhá-lo, ou que eu consiga interceptar o cartão de um dos meus pais. *ü*
    Se só for possível o segundo caso, espero que o preço abaixe um pouco!
    Ah, se estiver interessado em comprar Garotas de Vidro, uma dica: está por 9,90 na saraiva. *o*
    Outra dica: não leia a noite, não irá conseguir dormir.
    n,n
    Então é isso, que a sorte esteja ao meu lado. ~.~
    xoxo ^.~)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo Lôh, não é querendo fazer "divulgação" não, mas a capa nacional é bem mais linda, eu só acho. hehe
      Eu tenho Garotas de Vidro e pretendo ler em breve, essa autora me pegou de jeito que me fez querer ler qualquer livro que ela já tenha escrito!
      Beijos!

      Excluir
  17. Se fosse apenas pela capa, iria imaginar uma história completamente diferente da que realmente é. Confesso que não é muito o tipo de leitura que gosto, mas ele me parece ser tão forte e atual, que me deu vontade de ler. Fico imaginando o quão difícil e angustiante deve ser a vida das pessoas que passam pelos mesmos problemas que Melinda passa. Claro que já está na minha listinha de próximas aquisições.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Nossa, nunca pensei que essa capa linda e leve guardasse no interior do livro uma história tão forte e comovente. Das que eu gosto, pq dramas reais, possíveis me interessam. Essa dor profunda que Melinda carrega para sempre pode até ser tratada e atenuada, mas jamais apagada ou esquecida. Espero que ela reúna forças e supere, siga seu caminho e seja cada vez mais forte.

    ResponderExcluir
  19. Estou curioso por essa leitura!
    Participando!!
    Beijos.
    rudsonway@yahoo.com.br

    @santosrudson

    ResponderExcluir
  20. Antes mesmo do livro ser lançado no Brasil, eu acabei descobrindo que tinha o filme. Baixei. Assisti. Adorei. hahaha
    Por isso esse livro com certeza está entre meus desejados, até pq já li o livro Garotas de Vidro da Laurie e achei a escrita dela excelente, ela consegue abordar muito bem temas bem delicados.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler o livro antes de ver o filme nem sabia que tinha descobri lendo as resenhas desse drama tão forte, mas como gostei muito da escrita do outro livro dela, acho que vou gostar muito desse, gosto de histórias que retratam a realidade mesmo não sendo o caso desse livro mas isso acontece muito e até está sendo usado nas escolas, parabéns a editora por ter publicado esse livro.

    ResponderExcluir
  22. O livro tem sido muito bem falado, pelo menos na maioria das resenhas que tenho lido dele.Espero ter a oportunidade de ler também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  23. Fiquei tão feliz em saber que o filme é bem parecido com o livro, isso é tão raro né! Pelas várias resenhas que li de Fale, percebi o quanto a autora é habil em sua narrativa em nos fazer perceber e sentir os sentimentos de Melinda, isso faz toda a diferença na leitura, pois assim, temos a real dimensão do que tá acontecendo com ela! Estou louca por esse livro e espero poder ler ele em breve. Excelente resenha! :)

    ResponderExcluir
  24. Doida pra ler esse livro! Li o outro da autora, achei bem diferente e por isso fiquei curiosa com os outros da autora. Lendo a resenha me da impressão que o livro tem tensão, por ela nao se abrir, isso nao é bom, guardar tudo pra si, a pessoa acaba explodindo, não sei se é o caso desse. Realmente, acho que lendo vou prestar atencao nas pessoas a minha volta, faz pensar quantas pessoas ja passaram por isso e sofrem em silencio, as vezes do nosso lado. Curiosa com o final. Participando da promo, espero ganhar!

    ResponderExcluir
  25. Oii, Rafael!!! Acabei de ver sua mensagem!! Muito feliz por ter ganho!! Já respondi com meus dados!! :D Obrigada pelo contato e por proporcionar o sorteio!! Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Olá Rafael, adorei a sua resenha sobre um livro que li e também me emocionou muito. A história é muito bem contada e dá para sentir todo o sofrimento da personagem e o quanto o que aconteceu com ela a estava sufocando e machucando, o também é título é perfeito e a capa linda, tem tudo a ver com a história.

    ResponderExcluir