Ler traz felicidade

escrito por Rafa


Estou lendo um novo romance. Hoje mesmo, a caminho do trabalho, estava tão absorta na leitura que nem senti o tempo passar.


Ler faz bem. Passar um tempo com um bom livro nas mãos, muitas vezes, nos faz parar para refletir em nossa própria história de vida. E, mais que proporcionar uma sensação de prazer e bem-estar, estudos comprovam alguns benefícios à saúde mental, que compartilho com vocês a seguir.

Empatia 
Pesquisadores da Universidade York dizem que ler histórias provoca uma mudança na perspectiva de vida. O envolvimento com os personagens aumenta a capacidade de compreender os sentimentos dos outros.

Vínculo
Quando você se identifica com os personagens de um livro, vive um relacionamento semelhante aos da vida real. Isso pode aumentar sua sensação de pertencimento, dizem os psicólogos da Universidade de Buffalo, nos EUA. Em outras palavras, ler Marley e eu pode aumentar sua camaradagem com os donos de cachorros nos parques.

Lembranças
Um final feliz pode elevar seu espírito, mas eventos menores na narrativa podem trazer à tona lembranças agradáveis e tornar seu dia mais alegre. Até mesmo histórias tristes podem deixá-lo feliz, porque fazem com que você pense nos entes queridos e agradeça pelas bênçãos recebidas.

Inspiração
Ler sobre alguém que superou obstáculos pode motivar você a perseguir seus próprios objetivos, diz um estudo da Ohio State University, EUA. Se precisar de um estímulo, acompanhar a atitude do personagem ao enfrentar o chefe pode lhe encorajar a fazer o mesmo. Quanto mais se identificar com um personagem, mais inspirado você estará a tomar determinada atitude.

E você? Já se sentiu inspirado por algum livro? Algum personagem marcou sua vida? 


7 Comentaram:

  1. Acho que realmente a leitura tem a capacidade de nos aproximar dos personagens. Criamos empatia, ficamos alegres e sofremos com eles. São muitas as emoções que passam pela nossa mente enquanto lemos. A leitura só nos proporciona coisas boas em minha opinião. Mesmo que a história seja triste, sempre nos traz algo de valor.

    ResponderExcluir
  2. Ola Rafael!

    E tantas pessoas não podem sentir esse monte de coisas boas que sentimos, isso é uma pena! E que possa mudar logo, porque é tudo isso mesmo! rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  3. Concordo muito; ler faz de nós pessoas mais felizes, bem informadas e faz muito bem à saúde. Quer me fazer esquecer qualquer contrariedade ou problema é só me dar um livro, eu mergulho na leitura e deixo as tristezas e os aborrecimentos de lado.

    ResponderExcluir
  4. Ler é simplesmente uma das melhores coisas que já aconteceu na minha vida antes eu olhava um livro e a primeira coisa que dizia "Nossa como tem gente que consegue ler um negócio desse deve ser louco" Hoje eu me arrependo de cada vez que disse isso e quando você pega no livro você muda de lugar e ao mesmo tempo fica ali paradinho com olhos grudados nas pequenas folhas do livro!

    Eu tenho orgulho de dizer que AMO LIVROS

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo o que foi dito. Ler é ótimo mesmo, mas às vezes, tem que se ter cuidado na assimilação do que está sendo lido. Do mesmo jeito que você incorpora as coisas boas, as coisas ruins também podem se apoderar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Eu sim Rafa, sempre lembro de algum personagem que mais se parece comigo eu tento imita-lo.

    ResponderExcluir
  7. Ler é tão bom e faz tão bem!
    Sem dúvida alguma me traz muita felicidade. É meu ponto de escape, sabe? Uma das poucas coisas que me faz relaxar e esquecer dos problemas.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir