A Editora Valentina acaba de divulgar para seus parceiros um de seus próximos lançamentos. Conheça "Rin Tin Tin - A Vida e a Lenda", escrito por Susan Orlean.
Ele achava que o cão era imortal.
Assim começa a vasta, poderosa e comovente narrativa de Susan Orlean sobre a jornada de Rin Tin Tin – de sobrevivente órfão a astro do cinema e ícone internacional do showbiz.
Suzan, redatora da New Yorker chamada de “patrimônio nacional” pelo Washington Post, passou cerca de dez anos pesquisando e escrevendo sua mais cativante obra: a história de um cão que nasceu em 1918 e nunca morreu.
A narrativa começa num campo de batalha francês da Primeira Guerra Mundial, quando Lee Duncan, um jovem soldado americano, descobre um sobrevivente: um pastor-alemão recém-nascido nas ruínas de um canil bombardeado. Para Duncan, que passou parte da infância num orfanato, a sobrevivência do cão fora um milagre. Havia algo em Rin Tin Tin que o compelia a compartilhá-lo com o mundo. Duncan o levou, então, para a Califórnia, onde suas aptidões físicas e a capacidade de representar chamaram a atenção da Warner Bros. Durante os dez anos seguintes, Rinty estrelou 23 sucessos do cinema mudo que salvaram o estúdio da falência e fizeram dele o cão mais famoso de todos os tempos. No auge da popularidade, Rin Tin Tin foi o campeão de bilheteria de Hollywood.
Ao longo das décadas seguintes, Rinty e seus descendentes fizeram a conturbada jornada do cinema mudo ao falado, do preto e branco à cor, do rádio à televisão, culminando no seriado de TV As Aventuras de Rin-Tin-Tin, um dos mais populares programas da época do baby boom. O legado do cão herói foi consolidado por Duncan e alguns outros – como Bert Leonard, o produtor do seriado da TV, e Daphne Hereford, a proprietária do atual Rin Tin Tin –, que dedicaram a vida para assegurar a imortalidade da lenda.
Na essência de Rin Tin Tin – a Vida e a Lenda há um tocante estudo do duradouro vínculo entre os humanos e os animais. Mas o livro é também uma história ricamente matizada da indústria do entretenimento e do empreendedorismo no século XX. Abarcando um período de 90 anos, ele aborda a mudança de status dos cães, de ajudantes em fazendas a membros diletos das famílias urbanas, da origem do treinamento para a obediência à evolução genética das raças, da ascensão de Hollywood ao passado e presente dos cães de guerra.
Rico de humor e emoção, repleto de momentos que certamente levarão o leitor às lágrimas, Rin Tin Tin fez parte da prestigiadíssima lista dos 100 MELHORES LIVROS DO ANO do New York Times, principalmente por ser uma mescla irresistível de história, humanismo e maestria narrativa – esplêndida celebração de um grande ícone universal por uma das mais talentosas escritoras da atualidade.
“Fascina porque apaixona... Um livro não só para quem já teve um cão, mas para todos que já amaram um cão.” - Ann Patchett
296 páginas.
Formato: 16x23 cm.
R$ 44,90
Nossa, muito interessante uma biografia de um cachorro. Adorei!
ResponderExcluirAbraços
Ouvia meus pais falando desse seriado, mas nunca pensei que a história verdadeira do cachorro pudesse ser tão interessante. Acabei de acrescentar em minha lista de leitura.
ResponderExcluirParabéns pela comovente resenha!
Abraços
sutilezadasletras.blogspot.com.br
Nossa, muito interessante o enredo do livro, e ainda mais que é sobre um cão e está entre os 100 melhores do NY Times xD
ResponderExcluirA capa não é das melhores, mas acho que o conteúdo vai surpreender xD
Abraços, Rafael!
Descobrindolivros.blogspot.com.br
Nunca assisti nem a série, nem os filmes, mas já ouvi falar muito. Confesso que o livro não me chamou a atenção. Talvez o leia, mas será em um futuro bem distante.
ResponderExcluir@_Dom_Dom