10 perguntas para Ali Cronin, autora de Nada é para Sempre

escrito por Rafael Fernandes

Sabe aquelas autoras que escrevem de uma forma que faz a gente se sentir parte da história? Pois é, isso aconteceu ao ler Nada é Para Sempre, da Ali Cronin.

Fui pesquisar um pouco sobre a autora (sou dessas que quando lê e gosta de um livro, logo procura stalkear a vida de quem escreveu!), e acabei descobrindo que ela também já escreveu um livro baseado na famosa série Skins.

Confira outras curiosidades sobre a Ali:


Foto: Holly

Como começou o seu envolvimento com a escrita?

Eu sempre escrevi histórias e quando eu era adolescente, eu admirava heróis escritores como Judy Blume e Paula Danziger. Eu sonhava em ser um autora publicada, mas nunca imaginei que isso iria acontecer. No entanto, eu realmente queria escrever, então o próximo passo era ser jornalista. Eu fiz um curso de pós-graduação em jornalismo de revista, tive alguma experiência de mercado escrevendo resenhas de livros para o The Guardian e matérias regulares para a revista J17, depois consegui um trabalho como escritora em uma revista teen de vida curta chamada Jump!. Quando eu comecei a frilar, eu tive a missão de assumir um personagem principal em um jogo de realidade alternativa chamado Routes, o que envolvia escrever posts de blog e participar de conversas via messenger como se fosse o personagem. Isso levou a escrever Skins: The Novel, o que levou a escrever os livros de Girl Heart Boy. Eu ainda me belisco para acreditar que estou vivendo de escrever. Sou tão sortuda!

A série de livros de Girl<3Boy retratam a sexualidade adolescente de uma forma mais verídica. Como é o feedback do público?

Eu ainda não tive um feedback específico sobre isso. Espero que o conteúdo sexual não pareça sem motivo, e embora sejam romances românticos – ou seja, precisam ser um pouco idealizados – eu realmente tentei fazer as cenas de sexo realistas.

Escrever para revistas adolescentes te ajudou a entender melhor o público e a perceber o que eles realmente gostariam de ler em um romance YA?

Hmm, não tenho certeza. Eu comecei a escrever para revistas quando eu ainda não estava tão longe de ser adolescente, e eu estou nesse mundo desde então. De qualquer forma, eu tenho uma boa memória, mas as emoções, ansiedades e desejos que eu tinha quando era adolescente ainda são bem claras para mim.

Quando eu era adolescente, eu lia Just Seventeen (quando ela ainda existia) e Smash Hits religiosamente, e eu lembro de entrar no escritório no meu primeiro dia na Jump! e quase perder a respiração com a alegria de escrever em uma revista teen. Porém, no final, eu escrevo ficção melhor do que não-ficção. Eu podia até escrever bem, mas nunca fui uma jornalista brilhante. Sou mais feliz inventando coisas.

Você também escreveu livros baseados na famosa série televisiva Skins. Foi difícil criar algo a partir de um produto que já existia?

Foi difícil, na verdade. Mas adorei conhecer os personagens melhor. Eu acho que o meu trabalho em rotas ficou em bom lugar.


O vlog de Girl<3Boy será traduzido para o português?

Não existem planos no momento, mas nunca se sabe!

Dizem que os personagens têm muito do autor. Qual dos personagens de Girl<3Boy tem mais de você? Por que?

Provavelmente Donna. Nós duas somos altas, para começar, e nós compartilhamos o mesmo senso de humor (eu adorava escrever ‘seu’ livro – Lições de Amor – mais do que qualquer um dos outros). Ela pode parecer como indiferente ou boba, mas é realmente uma pensadora profunda. Ela é mais corajosa do que eu, no entanto. E como Sarah e Cass, eu procuro não me confrontar com ninguém.

Quais são os seus autores favoritos?

Nancy Mitford, Sarah Waters, Pat Barker, Kate Atkinson, William Boyd, John Lanchester, Diana Athill, Ian Rankin.

Quais são os seus livros de cabeceira?

Brother of the More Famous Jack, escrito por Barbara Trapido. Li pela primeira vez quando eu tinha 18 anos e amava profundamente! Eu devo ter lido pelo menos 50 vezes.

Quais são os seus planos? Próximo projeto?

Próximo projeto? Ainda é um segredo! Prometo te dizer assim que estiver confirmado!


8 Comentaram:

  1. Curti muita as curiosidade! :D

    ler 50 vezes o livro? :O

    Beijos,
    modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ei Rafa,

    Muito legal a entrevista, eu achei o primeiro livro da série mais chato pq a protagonista é bem porre, mas já adorei o segundo rs.
    bjs
    Nanda

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu ainda não li nada da autora, mas pela entrevista parece que ela entende mesmo do universo adolescente e pelo que ela diz, ainda tem alma de adolescente.

    ResponderExcluir
  4. Que fofo *-*
    Gente, queria tanto ler esses livros. Agora deu foi mais vontade, ai que droga! xD
    Muito boas essas perguntas, tinha um monte de coisas que queria saber!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora, mas gostei da entrevista, bem divertida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Legal! Ainda não li essa série dela, só li a sinopse mesmo e achei meio clichê, bem parecido com alguns que já li, então passei pra frente. Agora a vontade voltou, ainda bem que a seguinte tá trazendo eles rapidos. Muito fofa a autora, espero conhecer seus livros futuramente.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da entrevista. O legal é que ela trilhou um caminho bem interessante. Trabalhou em redações de revistas, e por aí vai. Teve também o discernimento de perceber que é melhor escrevendo ficção do que não-ficção.
    Só espero que faça muito mais sucesso do que já faz.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista apesar de não ter lido nada da autora. Eu também nunca vi Skins e nem tenho planos pra isso no futuro. Quem sabe um dia que a série estiver toda publicada aqui me anime a lê-la.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir