Resenha - Uma Garrafa no Mar de Gaza - Valérie Zenatti

escrito por Rafael Fernandes

Autor: Valérie Zenatti
Editora: Seguinte
Páginas: 128
Onde comprar: Aqui
Nota sobre o livro: 5 de 5

Sinopse
Um homem-bomba se explodiu dentro de um café em Jerusalém. Seis corpos foram encontrados. Uma garota, que se casaria naquele dia, morreu junto com o pai "algumas horas antes de vestir seu lindo vestido branco". E Tal não consegue parar de pensar em tudo isso. Tal é uma israelense que, como toda garota de dezessete anos, vive suas primeiras experiências - o primeiro grande amor, as primeiras escolhas profissionais e também o primeiro atentado. Depois de vivenciar esse momento trágico, ela escreve uma carta a um palestino imaginário, coloca em uma garrafa e pede ao irmão, que presta o serviço militar perto de Gaza, para lançá-la ao mar. Algumas semanas depois, recebe a resposta de um certo "Gazaman"...

Resenha:
Esse livro é realmente maravilhoso e tocante.

Não sei se essa seria a melhor palavra pra descrever esse livro, mas depois que terminei essa breve leitura meu coração teve um turbilhão de sentimentos sobre como é viver em meio a guerras e medo, mas principalmente sobre esperanças. Confesso que fiquei um pouco apavorado.

Apesar de ser pequeno, Uma Garrafa no Mar de Gaza conta com o máximo de detalhes possível a amizade à distância de Tal e Gazaman (apelido que usou para falar com Tal). Tal tinha acabado de presenciar um atentado bem perto de casa, um homem-bomba acabara de matar vários inocentes, inclusive uma noiva... Isso foi muito pra ela, mas qual o motivo de tantas desgraças? Ela ficou pensando... "e se fosse comigo?", porque qualquer um estaria fadado a morrer e a qualquer momento.

Tal vive em Jerusalém, Gazaman vive na Palestina, ambos de territórios divididos pela Guerra, um tentando achar razão porque merece a terra já possuída, mas nunca se chega a um acordo. Tal, queria exprimir tudo o que estava sentindo, decidiu escrever uma carta e lança a garrafa ao mar com a esperança de chegar a uma menina de sua mesma idade e chega a Gazaman, daí que os dois começam a trocar e-mails relatados no livro, mas isso não é como se fosse online, eles demoram meses para se corresponderem um ao outro dependendo da situação. Mas com a narrativa gostosa e breve o leitor não se cansa e quer mais e mais.

Se o leitor quer encontrar um romance romântico aqui não vai encontrar, o final confesso que foi inesperado, aliás esse tipo de livro costuma dar-nos uma mensagem importante sobre a vida, quer dizer, isso pra mim pelo menos aconteceu, acho que se houvesse comunicação entre os povos destacados no livro não teriam sofrido tanto quanto sofreram. Só acho que o livro também nos faz refletir que o amor realmente quebra barreiras, com significados mais importantes do que conquistas materiais. Afinal, estamos fadados a morrer a qualquer instante. É isso. Foi uma leitura muito boa e recomendo pra todos vocês.


4 Comentaram:

  1. Deve ser uma leitura realmente interessante, pois quase todos os dias sai alguma notícia sobre este confronto que nunca acaba que chegamos até a nos acostumar com ele, mas não sabemos o que as pessoas dessa região sentem e sofrem com isso.
    Boa indicação.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, obrigado por comentar... O livro nos dá um visão bem ampla e resumida do que está acontecendo por lá. Eu adorei!

      Excluir
  2. Estou com este livro pela metade, sabia? Comecei a ler ano passado e, por algum motivo que eu não me lembro, eu interrompi a leitura. Mas estava gostando do tipo de leitura e da dinâmica toda.
    As resenhas sempres são positivas, então espero terminar esse livro ainda este semestre. Tenho que fazer isso. Posso estar perdendo uma boa história, não?
    Essa coisa de guerra e esperança é bem forte. Acho que, no fim de tudo, vou acabar gostando.

    Ótima resenha!

    Um abraço, :)
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João, a história realmente vale a pena, traz uma mensagem bem positivo, aposto que vai gostar.

      Excluir