Resenha - Alma? - Gail Carriger

escrito por Rafa

Título: Alma?
Autor: Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 308
Onde comprar: Aqui
Nota sobre o livro: 5 de 5

Sinopse
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?

Resenha:
Um livro realmente sexy e maravilhoso.

Alexia Tarabotti é solteira, tem 26 anos, e também é uma preternatural (você não leu errado), ela não tem alma, por isso esse termo, ao contrário das criaturas sobrenaturais ela tem o poder da personagem Bella de Crepúsculo, quando um sobrenatural chega bem perto dela, os poderes desse ser na hora cessam. É o que acontece no começo do livro, um vampiro desconhecido e solitário, por motivos desconhecidos a ataca enquanto bebericava uma xícara de chá ao lado de sua sombrinha, acaba por acertar o desconhecido com sua arma, o vampiro estranha sua dentição freada quando chega perto dela, o ato de usar a sombrinha faz com que ele caia no chão, morto. Nessa parte da leitura é impossível parar de ler.

A história se passa na era vitoriana, família tradicional, onde também as moças eram delicadas, com seus vestidos mais pesados que o corpo, um detalhe interessante é que os sobrenaturais eram considerados pessoas normais na época, um humano da sociedade convivia naturalmente com um vampiro, até mesmo tinha o DAS para proteger as leis só dos sobrenaturais, o mesmo comandado pelo Conde Maccon, um lobisomen super sexy. Mas poucos sabem da condição de Alexia, somente a família e alguns sobrenaturais é que sabem. Isso parece ser um motivo para àquele vampiro a ter atacado. Ela é uma ameaça, pelo que parece.

Alguns lobisomens e vampiros começam a sumir, e ela juntamente com o Conde quer investigar, porque querendo ou não ela faz parte disso.

O que dizer da narrativa da autora? Sim, segue o estilo steampunk claro, a leitura é viciante, a narrativa discorre no começo de uma maneira estranha de se ler, mas com o tempo você se interessa e não para mais, ainda mais com essa diagramação linda do livro, não tem como se cansar na leitura, os detalhes das páginas também, achei o trabalho da editora impecável.

A premissa parecer ser chata, porque só o mistério de alguns sobrenaturais sumindo aqui e ali parece que já vi algo parecido, mas a autora conhece o leitor e vai a fundo, porque tem romance, tem mistério, faz da personagem Alexia a mais engraçada do livro, com seu linguajar irônico e com personalidade forte. O que o leitor pode estranhar é que a fala dos personagens é bem diferente, por se tratar de uma época diferente também.

Enfim, um livro muito bom, dá até para tomar um pouco de chá agora e pegar o mesmo livro pra ler de novo. Por que não mais um pouco de diversão? Aposto os fãs de sobrenatural irão adorar.


17 Comentaram:

  1. Rafa, como sempre sua resenha sempre muito bem feita e sincera. Bem, eu gosto de sobrenaturais, ainda não consegui enjoar e esse parece que tem um toque diferente, além de se passar em uma época também completamente diferente. Adorei a indicação e pretendo ler, sim.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse sobrenatural, muito ansiosa para ler...
    Amei a capa também, rs ^^

    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu adooooorei demais esse livro, Rafa! Não esperava que fosse uma história tão viciante *-*
    E a Alexia é fantástica!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Historia muito interessante, aguçou minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rafa!
    Mais uma vez fico impressionado com a sua resenha, durante muito tempo acompanhei a sua evolução na escrita e hoje, posso dizer com muita certeza, que você está demais! Esta resenha me deixou extremamente convencido da qualidade da narrativa da autora. A premissa do livro é muito interessante, e pensando por um lado, já que não tive êxito ao ler Garota Tempestade, creio que Alma? cumprirá com o seu propósito.

    Grande abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza Leo? Sempre acho que fica faltando algo... Mesmo assim obrigado! =D

      Excluir
  6. Gosto muito de romances sobrenaturais e estava precisando mesmo de uma coisa nova como Alma?.
    Parece ser bem legal essa mistura toda com estilo vitoriano que gosto muito, acho que nasci na época errada rsrsrsrsrs.
    Gostarei muito de saber mais sobre a vida da srta. Alexia Tarabotti e como ela mata um vampiro sendo uma sem alma, muito curiosa com novidades.
    A capa não me agradou muito.

    ResponderExcluir
  7. Quero muito conhecer esse estilo Steampunk. Apesar de não curtir historias sobrenaturais, achei tão divertida a época em q acontece, a ironia dessa protagonista tão moderninha e as aventuras com vampiros e lobisomens que o livro promete... ai, quero ler!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eis um livro que estou namorando desde o lançamento.E sempre que leio uma resenha dele só fico cada vez mais encantada e fissurada para ler(hahahahaha).
    O bom que além de trazer o sobrenatural(que muito me atrai em uma leitura),ele trás um romance,uma pitada de mistério,ação e é claro algumas cenas que nos faram rir.
    Então não é de menos que eu queira urgentemente este livro(hahahaha).
    Adorei ler sua resenha e gostei muito de você não ter soltado spoillers sobre ele.

    Parabéns!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  10. Acho esse livro bem interessante,principalmente depois de sua resenha,fiquei mais entusiasmada pra lê-lo.Pode deixar que assim que eu ganhar,vou passar minhas horas lendo muito ele.

    ResponderExcluir
  11. Adoro o gênero sobrenatural e nunca li nada no estilo Steampunk, e estou muito afim de ler Alma?.
    Adoro livros com seres sobrenaturais, com um toque de comédia, mistério e claro um romance e creio que “Alma?” tem tudo isso e mais.
    Achei interessante todos saberem da existência de vampiros, lobisomens e fantasmas e ainda por cima tem um departamento com leis voltada para os sobrenaturais. Muito Original.
    Só sei que estou doida pra ler Alma?, e descobrir mais sobre esse universo da Alexia.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da resenha, ja tinha visto varios comentarios sobre esse livro e tenho muita vontade de ler

    ResponderExcluir
  13. Bom, depois da febre vampiresca, fiquei um pouco receosa quando o assunto é livro e vampiro! rs
    Mas esse livro está me chamando a atenção por todas as resenhas que li sobre ele… todo mundo gosta muito!
    então acho que devo correr pra essa leitura magnifica!
    bjos

    ResponderExcluir