Retrospectiva 2012

escrito por Rafa

Bom gente, como o mundo ainda não acabou até agora e até comemoramos o Natal tão feliz, eis que a vida continua em sua tediosidade e lucratividade, sei que isso não tem nada a ver, mas bora fazer a retrospectiva  literária do blog 2012? Sei que muita gente fez e me deu uma baita de uma inveja e também ficaria chato se eu não fizesse também, lá vai eu Maria vai com as outras. Sorry pelo clichê.

Gente, gente, gente, eu só falo gente... Então gente, eu li no total 75 livros em 2012, isso fora revistas, artigos, resenhas, comentários, títulos de manchetes, bulas, tweets e muitas mensagens do Facebook. Sim, isso tudo foi leitura e acho que conta também. Para um Brasil que lê pouco, acho que arrasei na parada, mas como um viciadão eu queria ter lido mais, pelo menos 100 livros físicos, talvez mais, já disse que sou metido? Ainda bem que não. Mas 2013 está aí pra isso, e vou superar minha meta, vou arrasar, nós vamos arrasar, se eu tiver uma até lá, ao seu findar arrasarei, ou não.

Os 10 livros que mais gostei em 2012 (gente não está na ordemfoi difícil, mas consegui). Tem os links com as resenhas, fiquem a vontade pra dar uma espiada, não custa nada gente.











Falando de compras do ano, eu só compro quando estiver super barato mesmo, não gosto de jogar dinheiro fora e nem de comprar livro que sei que vou me arrepender de ter comprado, então só compro livro quando sei que vou adorar muito, muito, muito e muito. Comprei mais ou menos uns 30 livros, não sei quantos, só não me lembro quais. Fora as trocas que fiz no Skoob, o que me rendou em 2012 mais de 38 livros no Plus, fora as trocas livro x livro, é fato que é muito gostoso receber livro em casa, a expectativa pra ficar esperando o carteiro chegar e ver como é o livro fisicamente não tem preço, gosto de cheirar o livro.

Dei muitos livros de presentes, acho que isso faz de mim um ser especial, gosto mais de dar livros de presentes do que meias de presente, acho que a palavra presentes ficou muito presente nesse parágrafo, mas vou deixar assim mesmo, se trata de só um post especial de 2012, é o último mesmo. Voltando ao assunto, eu dei livros de presentes porque também recebi vários de presentes, é bom dar, receber melhor ainda, quando você lê um livro e não gosta passa ele adiante, porque não vai adiantar nada deixá-lo na estante, sendo que você talvez nunca mais o toque, alguém (amigo), com certeza fará mais proveito do que eu ou você. Afinal, pra que serve um livro? Não é pra ler? Sim, por favor respondem isso, pelo amor de Jesus.

Receber livros de presentes é melhor do que ganhar perfumes de presentes, não, um momento, receber perfumes também é bom, mas o cheiro do livro tem um ar de quero mais, parece cocaína, um vício, como dizem por aí,  na minha lista de 2013 vai ser deixa a leitura me levar, vou ler de tudo, conforme me vier, o que me der na telha, vou passar menos tempo no Facebook, talvez e me dedicar mais aos comentários, nas minhas divagações, nas minhas leituras em especial, porque acho que ler é o meu foco, ler, ler... Sempre estarei lendo, de um jeito ou de outro.

Sobre meus amigos que já passaram aqui no blog e deixaram muita presença, cito Marcelo Lima, Allana Caroline, Duh, Gessica Ferreira e vários outros que contribuíram indiretamente (cito você que está lendo isso agora, você sabe). Valeu gente, muuuuuuuuuuito obrigado!

Vim desejar um ótimo 2013 pra todos, mesmo você aí que não vai comentar, viu? Te desejo que tudo de bom lhe aconteça, isso não é da boca pra fora, estou tão emocionado que escrevi até aqui, acho que estou sendo sincero de verdade gente. Enfim, felicidades e que 2013 a gente possa se ver muuuuuuuito. Talvez Bienal.

Ainda bem que não escrevi a gente junto, imagina só... Tchau gente!


10 Comentaram:

  1. alguns na lista eu li e amei tbm ! estou louco pra ler LA. Candy , parece ser o tipo de livro que eu vou flopar as redes socias de OMG! kkkkk ai rafa que 2013 seja um ano melhor ! Obrigado pela amizade :)

    ResponderExcluir
  2. Olha eu aqui! Não saio para comemorar porque minha filha é pequena e já está dormindo então minhas viradas de ano são com ela. Entendo muito bem esse seu "vício" ... rsrs Da sua lista só li Anjo Mecânico e também adorei. Os outros estão na fila. Concordo com você: é bom demais ganhar livro, esperar chegar, enfim. Também é muito bom presentear com livros. Que bom ter te conhecido esse ano, Rafa! Que você tenha um lindo 2012, cheio de coisas lindas e, e claro!, muita leitura. Espero estar sempre por aqui! Beijos e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  3. Ai Mah L.A. Candy é a sua cara, você vai adorar... Eu que sempre devo agradecer, por tudo.

    ResponderExcluir
  4. Você é incrível Vani, te adoro. Eu passarei em casa mesmo, talvez lendo se o sono não vier... Muitas felicidades pra toda sua família querida Vani, muito obrigado por tudo, eu fico honrado em te conhecer só pelas palavras, isso é tão bom.

    ResponderExcluir
  5. Ah, Rafa, não li nenhum da sua lista maravilhosa, muito menos tantos livros como vc. Não sei quantos li, leio devagar no tempo q sobra e muitas vezes adormeço com o livro, rsrs.
    Mas esse ano, um livro que me marcou muito - apesar de não ser um livro novo - foi 'Ensaio sobre a Cegueira', do Saramago, q eu achava q não conseguiria ler pelo estilo do autor. Me peguei devorando o livro na madrugada - cena raríssima, pq sou de dormir cedo e muito bem.
    Como vc tb presenteio com livros muitas vezes, a não ser q a pessoa não leia realmente....
    Que venha 2013 com todas as possibilidades! E que tenhamos força pra lutar e fé em Deus!

    ResponderExcluir
  6. Pensei que só eu cheirava livros, kkkkkkkk
    Mas só os novos, pois a alergia é uma amiga chata em minha vida, aff!
    Estou elaborando a minha listinha no skoob, mas tá difícil... quero ler muitos livros, mas tenho consciência que com a faculdade não dá, :(
    Também fiz trocas no skoob, mas quem dera conseguir 38 trocas, meu bolso amaria essa economia, rsrs.


    Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigada Rafa, caracaaaaaaaa 75 ? uahauhauha li 69 e estava me achando aqui, minha meta era 90 ano passado, quem sabe n alcançemos e ultrapassemos né? auhauhauahuah !



    Se você escreve a gente junto, eu sairia do blog. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Adorei a retrospectiva :D

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rafa! Primeiramente queria dizer que acho o seu blog muuuuito legal e te desejo que em 2013 você tenha muitos momentos especiais. Da sua listinha, não li nenhum, mas quero muito ler: Em chamas, Startes e Anjo mecânico, quem sabe em 2013, né?? rsrsr




    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh, eu queria ter feito retrospectiva tb =/ mimimi

    Então, Rafa, estou chocada com a quantidade de trocas que vc fez. Uau! Se eu fiz umas 10 foi muito rs

    Adorei suas resenhas escolhidas. Muito legal Guardians estar na lista, pois ADORO a história!

    Que 2013 seja um ano ainda melhor para todos nós. Com certeza estarei presente sempre que puder aqui.

    Bjs, Kel - www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gente! rs
    Minha meta de leitura em 2012 foi uma vergonha, nem mesmo vou citar quantos livros eu li. Mas parabéns pelos seus 75 livros lidos.
    Que em 2013 consigamos ler mais de 100... \o/

    ResponderExcluir