Não tenha pena de abandonar pelo meio os livros desinteressantes

escrito por Rafa

A vida tem outras coisas muito boas. Por isso, não tenha pena de abandonar pelo meio os livros desinteressantes. O leitor experiente desenvolve a capacidade de perceber logo, em no máximo 30 páginas, se um livro será bom ou mau. Só não diga que um livro é ruim antes de ler pelo menos algumas linhas: nada pode ser tão estúpido quanto o preconceito. [Crédito].
No nosso cotidiano, é fato que a maioria dos blogueiros leem por metas, e algumas vezes obrigado por certo tipo de literatura, como sendo para um público-alvo. Se começarmos a ler por exemplo um livro que desinteressa logo no meio do livro, muitos não terão coragem de desistir, visto que é pra resenha, e já outros que não são obrigatoriamente para isso, largam ele, e vai em busca de outro melhor, e assim vai.
Eu teria pena de largar um livro, porque na maioria das vezes que leio um, sempre tenho fé de que no final ele sempre irá trazer alguma coisa de diferente. Uma emoção a mais, um personagem novo, um fato surpreendente, coisas que jamais imaginaríamos, ou talvez ainda um suspense para o próximo livro, que seja.
Eu temo abandonar um livro, mesmo que ele seja fraco no começo, e logo percebo no final que também o é, mas também não temo de criticá-lo assim conforme suas palavras foram pra mim. De qualquer maneira, livros desinteressantes tem poucos por aí, raramente isso acontece com nós do mundo literário, então fique firme e forte durante uma leitura desinteressante.


12 Comentaram:

  1. Humm, eu não tenho pena nenhuma em abandonar livros. É claro que não abandono um livro logo de início. Tenho que ler muitas páginas antes de decidir se o abandono ou não. Quando percebo que a história do livro não faz meu tipo, abandono-o sem hesitar. Exemplos de livros que abandonei: O Céu Está em Todo Lugar, Visão do Além, O Mundo de Sofia,etc.
    Abraços!

    http://livrosempauta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG Bruno, você só abandonou livros que desejo, vou ver meu conceito de desejados... Eita!

      Excluir
  2. Dessa vez eu concordo plenamente com você, pois também não consigo abandonar livros. Bom, pelo menos não mais... Sempre tenho esperanças literárias de que o livro se revele, no fim, um "baita" livro. Tudo bem que às vezes isso não acontece (o livro chato ser interessante no fim), mas se não lermos nunca saberemos. Então, que fiquemos firmes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fiquemos mesmo, um livro não pode ser abandonado por pior que seja.

      Excluir
  3. Conclusão do texto contraditória ao título do post..

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto muito da ideia de abandonar um livro. Ele tem que me entediar por completo para isso acontecer. Sempre persisto na leitura até o fim...rs
    BjO

    ResponderExcluir
  5. Oii Rafa, eu só abandono livros que são emprestados, tipo pego o livro emprestado de alguém, daí vejo que a história é totalmente fora do meu gosto, daí eu largo. Mas quando eu compro o livro e acho ruim, leio até o fim, pois tenho pena de abandonar.
    Mto legal o post!
    Bjosssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Até hoje só abandonei 1 livro pelo caminho: A Menina Que Roubava Livros. Não consegui mesmo evoluir nessa leitura, um livro aclamado por tantos, mas que não empolgou.

    Já li vários que se fossem meus, eu com certeza largaria, Rafa. Só nunca faço isso porque acho que, ao ganhar um livro pra resenhar, o mínimo que posso fazer em troca é ler e dar minha opinião. É meu dever desde que criei o blog. Mas sendo livro comprado com meu dinheirinho, não temo em largar rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  7. É, o seu post diz uma grande verdade :/ Quantos livros começamos e é ruim e temos que continuar? ~criar esperança não mata~ Mas é isso ai. Até hoje abandonei um livro, e não vejo porque não, eu não iria me estressar com uma coisa emprestada UKHDSUK mas é isso ai

    Beijos, Carol Espilotro
    http://carolespilotro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esse post Rafa!
    Sabe, eu sou dessas que resiste a abandonar um livro! Sempre tento ser positiva e pensar que ele vai melhorar e nunca abandono.. acho que vale a pena dar uma chance! Penso q se alguém aceitou publicá-lo ele deve valer algo então dou a chance (meu pensamento positivista é esse) E geralmente consigo ler ate o fim.. Só abandonei 1 livro, outros eu paro e tento voltar em outra fase! Mt parecida contigo ^^

    bjs
    hey Evellyn

    ResponderExcluir
  9. hsuahs alguns abandono sem dó ! Outros eu ainda dou uma chance...

    ResponderExcluir
  10. Estou passando pelo blog para agradecer demasiadamente o apoio em relação a campanha de publicação de O Reino de Mira. O livro será publicado pela Modo editora, e a previsão é para esse semestre!
    Muito Obrigado pelo auxílio!

    http://livroseatitudes.blogspot.com/2012/02/publicacao-do-livro-o-reino-de-mira.html

    Muito em breve, eu e a Bia do blog Livros e Atitudes faremos o sorteio de um exemplar entre todos os blogs colaboradores, que será enviado para o vencedor(a) assim que eu recebê-los.

    Abraços,
    Mateus Lins| http://curiosoinovador.blogspot.com/
    http://reinodemira.blogspot.com/

    ResponderExcluir