Não se deixe dominar pelo complexo de vira-lata

escrito por Rafa

Leia muito, leia sempre a literatura brasileira. Ela está entre as grandes. Temos o maior escritor do século XIX, que foi Machado de Assis; e um dos cinco maiores do século XX, que foram Borges, Perec, Kafka, Bioy Casares e Guimarães Rosa. Temos um dos quatro maiores épicos ocidentais, que foram Homero, Dante, Camões e Jorge de Lima. E temos um dos três maiores dramaturgos de todos os tempos, que foram Sófocles, Shakespeare e Nelson Rodrigues. [Entre Livros].
Então, não costumo frisar duas vezes o tema leia clássicos da literatura universal, hoje será literatura brasileira... O que quero dizer hoje, é ler sim mais os nacionais, porque muita gente tende a gostar mais de internacionais, assim como eu e você, visto que são muito mais bem organizado e editado e muito menos erros e com uma outra categoria de livro, que convenhamos, babamos por aquelas capas. 
Acho um cúmulo algumas pessoas terem preconceito contra livro nacional. Aliás um escritor brasileiro ele escreve pra ser lido também, assim como outors autores, é uma história igual à um conto escrito no exterior. Digamos que os escritores tenham a mesma artimanha para escrever, com certeza nós quereremos ler o livro exportado, já que tudo o que é de fora é melhor, isso segundo nossa mente doentia, e é essa a burrice do brasileiro. Livros pra mim são todos iguais, e agora tenho muitas oportunidades de ler nacionais, que inclusive tem uns que são muito bons, às vezes melhor que alguns internacionais, dê notas melhores aos nacionais se convier.
Livro é livro, origem é origem. Se moramos no Brasil devemos ler mais nacionais do que internacionais, certo? See ya!


12 Comentaram:

  1. "Assim como você e eu"... Hahaha! Nos pegou nessa, ein?!
    Está certo mesmo! Muito preferem livros internacionais. Eu diria que é um grande pré-conceito com autores nacionais, isso sim... Mas isso sempre dá muito "pano pra manga". Então, leiam livros nacionais! \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo, tem lá suas controvérsias também! Tenho até medo de opinar aqui! Mas enfim, temos que dar gosto também pra nossa literatura, e cultivar um pouco por aqui, nem que seja um pouco mais.

      Excluir
    2. Aliás, quis dizer "muitos preferem".
      É, no mais, concordo com você.

      Excluir
  2. Nha tenho um certo complexos com os autores velhos da nossa literatura ..é muita frescura ashuash

    ResponderExcluir
  3. É verdade mesmo que há muito preconceito ainda com livros nacionais. Felizmente, acho que os blogs estão conseguindo, aos poucos, mudar essa perspectiva, devido a divulgações para os leitores e tal... Mas ainda é um sistema precário. Entre amigos meus, raros são os que vão a uma livraria e saem de lá com um lançamento nacional. É triste, mas é real. Fomos acostumados a acreditar que tudo que é americano (principalmente, mas qlq coisa internacional) é melhor ¬¬

    É claro que eu tenho vários favoritos estrangeiros em minha lista de leitura, mas tb tenho vários nacionais. Atualmente os nossos autores não estão devendo NADA aos gringos.

    Belo post, Rafa!

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Kel. Se todos seguissem seu exemplo, o Brasil seria melhor visto mundo afora... Beijos!

      Excluir
  4. eu sou daquelas que adora um bom livro, independente da nacionalidade. alguns de meus preferidos são nacionais e eu acho que pra se falar mal de um livro, tem que se ler. Não adianta a pessoa se negar a ler Machado de Assis, Guimarães Rosa ou Graciliano Ramos só pq ouviu falar que era chatp. O mesmo vale pros novos autores, não basta pôr todos na caixinhaz de "literatura ruim" só por serem nacionais. Estes dias eu estava pensando nisso, com os clássicos, com Shakespeare. Como se pode não gostar do que nunca se leu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não fosse ler um livro de tanto que o povo criticou ele mal, eu jamais botaria mão num livro requintado à lá literatura universal, temos que ter personalidade e ler e depois ver se gostou ou não... Concordo com você!

      Excluir
  5. Valorizo mais os nacionais, do que os internacionais (:
    hehe
    Principalmente agora, que a leitura no Brasil, está ganhando a vida nova de uma outra realidade melhor \õ/
    Adorei o post, tem super verdades hehe
    Sucesso SEMPRE, Abração.

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber disso Ewerton, são poucos como você que contribue para um Brasil melhor cada dia mais.

      Excluir