Nunca leia sem dicionário

escrito por Rafa

Se estiver lendo deitado, ou num ônibus, ou na praia, ou em qualquer outra situação imprópria, anote as palavras que você não conhece, para consultar depois. Elas nunca são escritas por acaso. [Crédito].
Eu juro que não uso dicionário para ler livros, e nem gosto, nem que eu quisesse, na empolgação da leitura nem dá tempo de pensar em pegar um, já que com o contexto a palavra em dúvida parece fazer um sentido com uma outra que nosso cérebro pesquisa. No entanto, ter um dicionário por perto, é bom, já que ficamos conscientes, de que as palavras tem aquele certo significado, e isso é concreto para qualquer afirmação, não com uma dúvida, por achar que aquela palavra se pareça com tal.
Eu costumava anotar todas as palavras estranhas e que não entendia numa folha de papel, até que me cansei, porque geralmente tinha que voltar no texto e ler novamente, pra entender, mas eu já tinha entendido por causa do contexto. Sei que os escritores usam certo tipo de rebusca para que o leitor aprenda com ele, sei também que não é nada fácil botar essas palavras num contexto sóbrio.
Enfim, mesmo que não tenha um dicionário por perto, e vem aquela palavrinha chata que você nunca notou em nenhum livro e que não sabe nada do significado, não tenha preguiça ou não exite pra pesquisar na internet, ou leve contigo um dicionário e abra-o, farás bem, vou tentar fazer isso nas próximas leituras, talvez assim ficamos mais ricos totalmente no vocabulário. See ya!


7 Comentaram:

  1. Também vou tentar. Quantas e quantas vezes ja não me deparei com essa situação. Mas sempre que vejo no dicionário, acabo esquecendo depois, quando me deparo com a mesma palavra. Tenho memória de tartaruga :[

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro muito obrigado. Ah, também sou assim, meio preguiçoso pra procurar... Mas vou tentar me acostumar também... Beijos!

      Excluir
  2. Oiii Rafa, eu sempre anoto qdo me deparo com uma palavra jamais vista para consulta posterior. Exemplo recente foi a palavra "extática" qdo eu estava lendo O Céu está em todo Lugar, achei estranho e pensei que estivesse com a grafia errada, mas verifiquei posteriormente no dicionário e existe essa palavra e o significado é diferente de "estática", enfim... Ótimo post, mto útil!!!
    Bjosssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rafa!!! Seu exemplo, veio a calhar. As vezes, quando temos dúvidas temos mesmo que consultar um dicionário, custe o que custar, mesmo que custe a preguiça. O melhor é saber depois o significado de tal palavra... Thanks!

      Excluir
  3. Às vezes dá uma preguiça danada de anotar ou pesquisar aquela palavra desconhecida no dicionario, né?
    Confesso que li "Dom Casmurro" sem consultar o dicionário uma única vez, mas nessa ocasião não tinha essa ferramenta, ou a internet, a minha disposição. No entanto consegui entender o livro. Mas ainda vou relê-lo procurando as palavras desconhecidas. Aliás, quando formos ler qualquer clássico o uso do dicionario é quase que fundamental. ^^
    Ou seja: "nunca leia sem dicionário". rs

    (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom exemplo Geh, há quem consiga ler sem dicionário, mas há também àqueles que tem facilidade pra entender tudo. Boa posição.

      Excluir