Resenha - Jogos Vorazes - Suzanne Collins

escrito por Rafa

Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
O distópico “Jogos Vorazes” da Suzanne Collins me fez perceber qual seria o livro do ano, e acho que não me arrependo da escolha. 
Quando iniciei a leitura do livro, já estava me sentindo no futuro, mas ao mesmo tempo um terror de emoções. A pobre Katniss, tão jovem, tendo que sustentar sua família, sua irmã pequena Prim e sua mãe que estava desgostosa da vida já que seu marido tinha partido. Ela dá duro pra sustentar as duas, ela caça na floresta ao lado de Gale, seu melhor amigo desde quando estava caçando sozinha na floresta, ela agradece sua amizade. E estava torcendo pra que no fim os dois ficassem juntos... 
Quando toca o assunto “Jogos Vorazes”, já fico extasiado pra saber do que se trata, e acontece praticamente tudo no mesmo dia, então minha perspectiva de tempo foi que tudo ocorreu nesse dia, mas os jogos propriamente dito, duraram semanas. Não irei explicar como a bela Katniss foi parar nele. No entanto devo citar que Peeta, o filho do padeiro, que deve ter quase a mesma idade de Katniss foi chamado também para os jogos. Os dois não se dão muito bem, até certo ponto, quando... 
Ah, estou falando demais... O livro é demais, o melhor livro que já li no ano. 
Os jogos começam e os 12 distritos entram na arena, o palco do reality show, é como se fosse um “Big Brother Brasil”, mas só que os eliminados seriam os mortos [que triste], e teria que matá-los pra poder vencer, se não matasse seria matado. 
A várias cenas o livro me fez adentrar nos sentimentos de Katniss e Peeta, essa paixão no qual me encanto e nem posso falar tanto, só sei que me apaixonei: 
_ Abaixa aqui um minutinho – pede ele. – Preciso te dizer uma coisa. – Inclino-me e ponho o ouvido bom na sua boca, que faz cócegas quando ele sussurra. – Lembre-se, nós somos loucamente apaixonados um pelo outro, então não há problema em você me beijar quando tiver vontade. Página 271
Seguindo o ritmo da leitura que é quase viciante a cada virada, você começa a perceber a tensão, é como se você tivesse realmente vendo os jogos, com expectativas, torcendo na plateia para que eles sobrevivam de alguma maneira, que eles vençam, aliás, ninguém do distrito 12, chegou tão longe assim... 
A história não é qualquer uma, muito bem criada, tem uma enredo bom, boa diagramação, linda capa, personagens marcantes que te faz sonhar dias a fio, sem contar dos lugares impactantes como a arena do jogo, que até posso imaginar o surgimento de uma imensa floresta e sua beleza futurística. A história é contada pela própria Katniss, acho que ela demonstra tanto que quer ganhar, que seu sentimento se torna meu desejo. 
Em suma, super recomendo, se você for um leitor voraz e que ainda não leu “Jogos Vorazes”, precisa ler, ou tentar começar a ler a série, lembrando que o preço do livro faz juz à história, então não tenha dó de comprar. É tipo, uma obrigação. 
O fim me agrada muito, muito, muito, pois me deixa bem mais ansioso pra saber o que REALMENTE aconteceu com Peeta e pelo seu comportamento esquisito, fora isso “Em Chamas” que me aguarde, porque já estou ardendo em brasas pra querer saber disso um pouco mais.


19 Comentaram:

  1. Eu amei Jogos Vorazes!! Está entre os meus favoritos com toda a certeza! E você está certo em tudo o que disse. O modo como a autora mostra os pensamentos da personagem e a vontade dela, você começa a torcer por eles, como se fosse parte da plateia! ^^
    Amei sua resenha!
    ;D

    JC
    naotemosnome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa foi a saga de livros que veio para inovar. Eu realmente me apaixonei pela história e pelos personagens. E para mim também, foi o melhor livro do ano.
    Resenha ÓTIMA!! Parabéns =)

    ResponderExcluir
  3. Acredita que ainda não li esta série?!
    Tenho tantos livros que eu quero ler, mais o tempo não me ajuda! Adorei sua resenha, fiquei com mais vontande ainda de ler este livro! E o trecho do livro que você colocou é muito fofo! hehehehhe
    Beijokas enormes
    Brih
    http://meulivrorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Eu ainda não li Jogos Vorazes, mas gostei de sua resenha! Quero ler =)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Rafa! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Tantas pessoas estão falando de Jogos Vorazes... que me faz querer MUITO ler esse livro!

    E com essa resenha ainda por cima... muito boa, fala de bastante coisa, mas também nã de muito -- com alguns Spoilers, mas todas as resenhas tem.

    Muito boa a resenha!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. ha! Esse livro é perfeito!! Amei, amei, amei... rs. Mal vejo a hora de pegar meu Em Chamas pra ler.
    Ótima resenha, que bom que você também gostou (na verdade é difícil achar alguém que não tenha gostado).

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi, querido! Ótima resenha! Estou com os dois primeiros volumes dessa série, mas estou me segurando pois quero comprar o terceiro. Sei q quando começar ñ vou querer parar, portanto pretendo ler a série toda de uma vez!

    Bjinhos!

    Swan
    @swannx
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  9. Eu amei JV e com certeza é um dos melhores livros que já li. É tão, mas tão bom que não tem como desgrudar do livro sequer por um minuto.
    Ótima resenha *-*

    ResponderExcluir
  10. Que resenha inquisitiva! rs Mas muito boa! :)
    Quero muito ler esse livro, e vou ler em breve (se Deus quiser!) e é bom saber que o livro vale cada centavo do preço dele. Que vamos combinar é um pouco salgado... ^^
    Por um breve momento (muito breve mesmo) enquanto lia sua resenha pensei no game Tekken. Que coisa... rsrs

    ResponderExcluir
  11. Oi Gessy, eu quis deixar você cheia de dúvidas pra poder ficar sedenta pelo livro, essa foi minha intenção, por isso só aticei algumas partes, mas não mandei nada de spoilers, se mandei, mandei incompleto! Beijoca, amei sua comparação! Bem pensado!

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa, gostei da resenha! Mas não entendi muito a história, se for virar filme vou querer assistir claro, parece ser cheio de aventura! Amei!

    ResponderExcluir
  13. parabens muito bom...gostei....

    ResponderExcluir
  14. Li em partes sua resenha, para não pegar spoiler... então acho que assim que ler, volto e comento mesmo! Haha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Amei jogos vorazes e acho que a Katniss não deve fcar com o Gale não ahsus ele nem interage muito na história pesoalmente kkk sou team Peeta haha

    ResponderExcluir
  16. Rafa (:

    Adoro Jogos Vorazes, é um livro que me transporta pra uma outra realidade. É maravilhoso. Sua resenha ficou demais. Adoro a Katniss e a força de vontade dela. E adorei o gancho que a autora deixou no final do livro.

    ResponderExcluir
  17. Como todo mundo sabe, Jogos Vorazes é o meu desejo número 01 no momento, quero muito ler. Adorei a resenha, quero ler a cada que leio...

    Agora é só eu conseguir guardar meu dinheiro

    ResponderExcluir
  18. Eu estava procurando uma resenha que não fosse tão comentada hausuahs mas desisti ashusahua. Rafa meu amor teu blog esta lindo de verdade, eu sou fanática por Jogos Vorazes, mas infelizmente não tenho nenhum livro ainda =s Pois é trágico T.T sahuasuhashu e só li o primeiro, concodo contigo quando falou do livro do ano, porque realmente ele é. E tenho a impressão de que Em Chamas é ainda melhor, espero conseguir comprar (ou ganhar *-*) a trilogia um dia ashuuash. Teu blog ficou muito lindo com o novo lay e amei saber do sucesso que tu ta fazendo com os comentários e seguidores, desculpa não comentar muito, mas sabe neh? O famoso tempo que não pode ser roubado =s uahsush enfim. Beijinhos. Conte comigo. Becca
    www.temosmuitomaispraadizer.com

    ResponderExcluir
  19. Eu simplesmente amei este livro! Me apaixonei pela Katniss e pelo Peeta, ahhh... O PEETA!

    O enredo é muito bem construído e do começo ao fim a Suzanne deixou a estória muito bem amarrada. Eu simplesmente amei tudo! Prepare-se para os próximos 2 livros, porque tem muita surpresa por ai!

    Beijos!
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir