Resenha - Pacto Secreto - Eliane Quintella

escrito por Rafa

Três regras haviam sido reveladas à Valentina. Mas, ela não sabia se existiriam outras regras que teriam sido ocultadas. Tinha certo em seu coração que precisava ter seu pedido atendido. Era o que havia de mais importante. Precisava decidir se assinaria ou não o pacto. É a pergunta que não se cala. Será que Valentina deveria assinar o pacto sem ter certeza do que estava em jogo? O que realmente assumiria se assinasse? E você, assinaria o pacto? Em troca, teria o que pedisse. Poderia ser qualquer coisa...
Quando recebi o livro "Pacto Secreto", já sabia que iria adorar a história, só pela capa toda envolvente, já me faria seduzir e adentrar à história de Valentina Soares.
Senti muito medo ao introduzir a leitura, porque antes da mesma, eu pesquisei e li algumas resenhas, que me anteciparam do assunto de "Pacto Demoníaco", achei interessantíssimo, até cheguei a me emocionar com algumas, confesso que encarei o medo e me aprofundei na história.
"Pacto Secreto", é contado em 1ª pessoa pela destemida Valentina, mais conhecida como Tina pelos personagens próximos a ela. Já no início, ela resolve sair para conversar com as amigas num bar. Mal ela esperava que encontraria um "Enviado" do diabo, ele todo irresistível explica detalhadamente como era o "Pacto Secreto".
Veja a frase dita pelo "Enviado" para a Tina, que descreve perfeitamente a personagem: "_ Você mente tão bem que parece falar a verdade. Você aumenta sua fortuna sem necessidade alguma e à margem da lei. Você não tem escrúpulo algum quando se trata de negócios. Você vai até onde for necessário. Você sabe enganar sua família. Você sabe ser cínica e irônica. Você  é destemida. Você não se assusta nem com o diabo cristão que lhe ensinaram a vida toda. É difícil influência-lá ou conduzi-lá. Você é louca por conhecimento e questiona tudo, busca a verdade. SPOILER - E, para completar, você conduziu sua irmã para o acidente, como se fosse uma de nós. Isso até nos espantou, sua genuína colaboração. Você já faz parte do time, só falta mesmo formalizar assinando o contrato." FIM.
Viu só com a personagem tem uma personalidade e tanto, e mostra claramente o que ela sofre por causa da sua irmã, pela culpa que carrega e tudo o mais.
Ela de cara não aceita o pacto, pois ela entende que o pacto não foi totalmente explicado, e que falta muita informação para ela entregar assim sua alma de mão beijada para o diabo. Isso tudo está interligado na culpa que ela carrega. SPOILER - Sara sua irmã, entende que foi ela quem quis trocar de cavalo, foi ela quem quis desafiar o cavalo "Tempestade" para montar, tipo uma troca de irmã gêmea, que no caso são mesmo, pois foi no acidente que Sara deixou de andar, por estar tetraplégica, e nada da cabeça para baixo movimentava, nem com a riqueza e fortuna que seu pai deixou podia recuperar os movimentos de Sara. FIM.
Dentre os devaneios de Tina, pude sentir o que é estar na pele de Sara, só podendo movimentar a cabeça e dependendo de todos para tudo, senti vergonha, humilhação, às descrições que Tina via de sua irmã, até que ela se passa na pele de sua irmã, umas das cenas que mais me emocionei, ela tentou ter um dia de Sara, mas ela sentia sualiberdade invadida, sua dignidade e tudo o que pudesse roubar sendo atropelada, ela pensava que não valia nada, nem mesmo um centavo.
Uma história de amor e de aprendizagem.
Cheguei a pensar ou até afirmar que o livro era uma auto-denúncia sobre pactos demoníacos, mas não, sei que é pura realidade, e acho que até é pura realidade mesmo, as vezes macabro demais e desumano demais.
Uma linguagem totalmente sedutora, a autora nos dá uma face do que é ter curiosidade por conhecimento, do que é estar na pele de Tina, de ter alguns palpites para jogar na bolsa de valores, um livro realmente com suas narrativas totalmente instigantes, não sei porque citei a bolsa de valores, mas é foi aonde eu aprendi que investimento é palpiteiro e as vezes por contatos. O livro não é daqueles que enrolam nem nada, a escritora simplesmente leva a história, descreve as personagens, descreve os sentimentos, retrata os móveis da casa do "Enviado", cria ilusões e sonhos de uma maneira nunca lida, enfim, uma trama de um gosto de "quero mais".
SPOILER - Sem contar, que o tio de Tina, o Miguel, e sua melhor amiga Carla, não são quem realmente ela pensa que é, isso você vai descobrir ao longo do livro, se é que me entende. Ela sente a dor da traição, senti um vazio enorme também, e sempre em suas ilusões reais, se é que isso existe, encontra seu papai querido, e desabafa com ele, e sempre caía a chorar, era como se fosse uma consolação pra ela nos dias difíceis que se passavam, e sempre aparecia em momento oportuno. FIM.
Em contrapartida, quando Tina descobre algumas verdade, por que ela pesquisa e cutuca até alguém desembuchar o que tem para dizer, assim como o "Enviado", porque ele não dizia  tudo o que poderia falar, até porque foi treinada para isso, tal que Tina consegue desvencilhar desse poder que ele tem, mostrando suas garras e tomando gosto da vingança, essa foi uma das partes que mais adorei. Não conto mais se não vai estragar sua leitura, eu adorei, dou nota 1000... e vários outros mil, porque não existe trama tão instigante quanto esta que devorei, não devorei assim, mas devorei nos momentos bons que tive lendo.
Para quem adora sabedoria e não se cansa em querer mais e mais de conhecimento, e está curioso se Sara ficará assim tetraplégica para sempre, se Tina vai aceitar o pacto ou não, porque aceitar esse pacto é a mesma coisa de dizer que "estou entregando minha alma ao diabo" e que é totalmente sedutor aceitar, mas ao mesmo tempo se ela aceitar, terá tudo inclusive, a cura total de sua irmã (mesmo ela descobrindo isso, da cilada em que caiu, ela está disposta a entrar nesse jogo), um jogo aliás bem divertido e no qual o diabo é craque no jogo, então para tudo isso, te recomendo urgente leia esse livro, nem que seja para você descobrir esse tal de "Pacto Secreto", porque para mim foi exultante demais descobrir que para entrar nesse time tem que ter todas as característica de Tina, você tem?
Final maravilhoso, a autora soube fechar sem ficar chato o "the end" da trama, aliás saibam vocês queridos leitores que terá continuação do livro, a autora diz que o próximo livro da série será "Prazer Secreto" e logo depois por último "História Secreta", estou ansiosíssimo pela continuação. Aliás quem não quer saber do que vai ser da Tina depois disso tudo, eu sei da verdade, mas acho que Tina não se renderá tão fácil assim.
IMG_3391-2


12 Comentaram:

  1. A Eliane fez mesmo um exclente trabalho com Pacto Secreto e eu estou doida pra continuar lendo!
    Adorei a personagem de Tina, não tem nada de "mocinha" frágil hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já tinha visto esse livro, mas não conhecia a história. Gostei bastante. cada vez mais os autores brasileiros estão se superando.
    Vou tentar ler esse livro. xD

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito esse livro! Assumo que o tema de pacto com demônio me chamou muito, porque só estou acostumada aler sobre vampiros, lobisomens e outros seres sobrenaturais. O mistério que ronda Tina deve ser muito bom e não vejo a hora de conseguir um exemplar para mim.
    Adorei a resenha e a foto da Eliane está linda!
    Parabéns!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Livro muito interessante, capa bem legal! Gostei da resenha -- muuito boa, na verdade. Pareceser um bom livro, com uma capa bem interessante.

    Abraços! :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, amei a descrição da personagem principal. Acho que ela é i tipo de personagem que eu gosto.
    To bastante curiosa pra ler esse livro, gostei da temática dele.

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  6. Já li varias resenhas desse livro e com a sua firmei que esse livro deve ser muito bom ! Só não gostei pelo fato de ser série. To com trezentas séries incompletas e mais uma só pra daqui algum tempo. E essa personagem principal totalmente forte me chamaaa ... quero ler !

    ResponderExcluir
  7. Ah, fiquei super curiosa agora! :/
    Essa 'coisa' de pacto é sempre traiçoeira. Sempre que leio resenhas sobre esse livro penso no filme Motoqueiro Fantasma...
    Quero saber qual a decisão da Tina e o que acontecerá com a Sara, ou seja, preciso ler esse livro. Série? Ih, essas séries estão me 'matando', ein? rs
    Mesmo assim, continuo lendo! (:

    ResponderExcluir
  8. Livro MARAVILHOSO eu amei ter lido ele na minha opinião é claro ele é ótimo aushasahsu

    E vou continuar seguindo a série

    ResponderExcluir
  9. Olá Rafael. Só vi sua resenha hoje, por isso demorei para aparecer por aqui. Realmente eu não costumo comentar resenhas do meu livro, afinal existirá alguém mais suspeita do que eu? Mas lendo sua resenha, percebi imediatamente que merecia uma exceção. Você compreendeu o livro exatamente da forma que eu escrevi para ser interpretado. É um prazer enorme o dia em que encontro um leitor meu. O dia fica iluminado. É muito legal saber que existe alguém, como eu, que se identificou com os personagens, com a trama, com o dilema, enfim, com tudo que eu criei e, por tudo isso, que minha empatia por você é imediata. Vejo que vemos as coisas sob o mesmo foco. É muito legal isso. Bem, meu querido, vou indo, mas antes quero agradecer por sua parceria. E dizer que você está de parabéns! beijo grande Eliane

    ResponderExcluir
  10. Ei Rafa,

    Sua resenha abordou bem mais características do livro que a minha, o problema é que acho que contar da Sara é um super spoiler e eu optei por não fazer isso.

    Não gosto quando leio spoilers sem querer dos livros que ainda não li, então não faço isso no VL.

    Mas em contrapartida você pode dar sua avaliação em bem mais pontos da história, sei lá rs.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  11. Já li esse livro e ameiii!!
    quero logo o segundo!!
    beijos, Camila - Emoções em Páginas

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha.
    Ouvi falar de "Pacto Secreto" noutro blog e me parece mesmo um bom livro.
    Parabéns.

    ResponderExcluir