Resenha - Retratos de um verão - Nora Roberts

escrito por Rafa

Ao ser convidada para preparar um ensaio sobre o estilo de vida americano durante o verão, a fotógrafa Bryan Mitchell intuiu uma boa oportunidade para mostrar que seu trabalho não estava restrito aos registros visuais de celebridades. O único problema seria ter de realizar o projeto em parceria com o rude e cínico fotojornalista Shade Colby. Durante a viagem de Costa a Costa, ambos discordam em todos os aspectos e decisões. No entanto, Bryan e Shade percebem que terão de tomar a decisão mais importante de suas vidas. Antes do fim do verão.
Bryan Mitchell, é uma mulher emotiva, trabalha tirando fotos de celebridades, com habilidades muito especiais, como a espontaneidade. Shade Colby, fotógrafo jornalístico, faz de suas fotos um cenário de guerra transformado em uma beleza ou uma emoção boa, é um cara super centrado e racional totalmente diferente da Bryan. Entre essas diferenças de personalidades, surge uma oportunidade dos dois trabalharem juntos por 3 meses num verão fantástico e inesquecível.
A história não se passa só num lugar, mas muda de hora em hora, até porque a autora não centra nos detalhes do lugar e sim nos sentimentos dos personagens, o que pode deixar o leitor um pouco perdido quanto ao local do diálogo, mas apesar disso, é uma viagem, e assim sendo, a autora quer surpreender o leitor quanto as duas personalidades.
Sobre Shade, eu achei um tanto quanto chato. Se eu conhecesse ele pessoalmente, não que ele exista, mas me pareceu ranzinza demais, parecia ter uns 40 e poucos anos, mas no livro informa que ele tem 30 anos, ou seja, jovem e presa fácil. Quanto a Bryan, achei um personagem muito mimada, mas ao mesmo tempo emotiva e temperamental, pois toda hora ela mudava de opinião, chorava, ria, o que me levou a pensar que Nora, a autora, estivesse se expressando em sua personagem, só deu a atender, não estou afirmando nada.
Sobre o enredo, me cansei muito de ter que ouvir os detalhes exorbitantes da autora, mas eu gostei, as vezes eu não entendia tudo, mas eu seguia em frente. Ela escreve muito bem, como se tivesse o dom pra isso, e tem, o jeito como ela expressa o sentimento da Bryan é muito como "eu estou sentindo o que ela sente", ela consegue fazer com que eu me sinta no personagem. As vezes me passava como Shade, centrado, descobrindo novos mundos, as vezes cínico, as vezes não.
Tinha parte que você ria porque o próprio Shade fazia ironias e cinismo, e Bryan sempre lembrava disso em seus diálogos.
Sem contar que os detalhes das fotografias da qual eles tiravam, me davam um banho de aula sobre a mesma, deu vontade de virar fotógrafo, sério! Mas uma pena que eu não tenho dom pela coisa.
Que decisão os dois terão de tomar até o fim do verão? Os dois podiam desistir do projeto já que não se davam tão bem? Não estou desanimando vocês não, além do mais se você adora partes picantes, o livro tem muitas. E quanto ao epílogo, sim tem epílogo, bom não vou contar, porque é tipo um futuro breve deles, pronto, contei muito, e o fim definido me deixou meio enjoado. Espero que o próximo livro da lista da Nora me surpreenda mais: Resgatado pelo amor. 


3 Comentaram:

  1. u nunca li nenhum livro da Nora , mas parece que tds são ótimos. Sua resenha ficu muito boa e eu acho que narrar os sentimentos mais do que o cenário se for feito de uma maneira correta é legal. Eu tbm tenho vdd de ser fotografo !

    ResponderExcluir
  2. Esse parece ser um livro mais antiguinho da Nora, ou seja, com mais romantismo mesmo. Espero que goste do outro livro

    teh mais

    ResponderExcluir
  3. Sou outra que nunca leu nada da Nora Roberts (por isso estou participando do sorteio =D), mas sempre leio muitas críticas positivas sobre ela. Não é fácil narrar sentimentos, e se ela faz isso bem, pode ter certeza, como você disse, ela tem o dom. Além do mais nem sempre é bom narrar muito o ambiente, há autores que usam uns cinco ou mais parágrafos enormes apenas para fazer isso, e acaba se tornando enfadonho. Sim, apesar de tudo, eu gosto de romances de banca. =D

    ResponderExcluir