Resenha - Ah, o Verão! - Fernanda Belém

escrito por Rafa

Título: Ah, o Verão!
Autor: Fernanda Belém
Editora: Valentina
Páginas: 256
Onde comprar: Aqui
Nota sobre o livro: 4 de 5

Sinopse:
Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios. Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que... Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço. Quem nunca viveu um amor de verão descobrirá com a Camila como é passar por essa experiência que dá uma vontade danada de viver de férias para sempre. Quem sabe como é, com certeza terá um prazer enorme em relembrar aquele pôr-do-sol e as noites estreladas de um verão inesquecível. Três amigas, dois corações apaixonados e um romance inesquecível. Ah, o verão promete!

Comentários:
Mila é jovem e tem apenas 15 anos (quase 16), meiga, aspirante a jornalista e totalmente apaixonada pela vida, além disso, vive se apaixonando por gatinhos do tipo príncipe encantado. Não é a toa que está irresistivelmente apaixonada por Rafael, um garoto da escola no qual nem liga para sua existência. Até que chega as benditas férias e seus pais resolveram ir à Búzios no Rio de Janeiro para aproveitar os dias de folga (diga-se de passagem, um paraíso). Mila não quer ir de jeito nenhum, quer aproveitar suas amigas e as festinhas que tem para ir, quem sabe chamar a atenção do Rafa para poder ficar com ele, mas isso não vai rolar não, então partiu Búzios.

Para Mila, se encontrar com Juliana novamente seria pior ainda, não estava acreditando que teria que conviver essas férias por obrigação na companhia de quem nem sabe se vestir direito. Ela não tinha nada contra a Ju, mas andar com quem usa roupas do estilo Chaves não estava em seus planos, com o tempo isso mudaria radicalmente, as duas se tornaram mais próximas e as dicas que Mila passa para a Ju faz com que as duas se tornem melhores amigas. Nem dá para acreditar que antes as duas não se davam.

Até aí tudo bem, em um passeio com sua mãe quando avistou um gatinho no futebol não deu outra, se apaixonou perdidamente por Leandro, mas não era uma paixão comum, era mesmo daquelas de verão que nunca se esquece, sua mãe na hora percebeu a tensão do olhar da filha.

Leandro é um fofo, é o tipo de garoto mais velho que agradaria qualquer menina, principalmente Mila, a qual já tinha se apaixonado à primeira vista, parece que tudo o que o Lê fala, Mila se derrete perdidamente, desde quando se falaram pela primeira vez ela não consegue mais largar de sua agenda, escreve, escreve e escreve. O melhor de tudo é que sua querida mamãe gostou também do Lê, isso é inacreditável!

A sua agenda é como se fosse um seguro de suas memórias, além de praticar para sua futura profissão também almeja ler suas lembranças do melhor verão da sua vida quando quiser relembrar de suas paixões e devaneios do passado. É muito fácil fazer com que garotas se identifiquem com Mila, ela tem uma personalidade muito peculiar, gosta de escrever, curte sair com os amigos e beijar muuuuuuuito, como diz a própria autora.

Não tem como não deixar de usar a palavra "apaixonar" nesta resenha, ela se repete diversas vezes tanto aqui como no livro, porque o tema principal do livro é o verão, o amor de verão e Fernanda Belém consegue descrever muito bem esse universo juvenil, além dos personagens marcantes, temos os detalhes de cada cena, os personagens, as estrelas, as ruas, a piscina, o sol, o mar... É tudo impecável.

A arte do livro está maravilhosa, a capa combina perfeitamente com o clima da história, título com efeito brilhante e em cada página podemos ver detalhes como coraçãozinhos para mudar os capítulos, cenas de verão (coqueiro, pôr-do-sol, mar, areia), folhas de agendas escritas por Mila. A alternância das anotações na agenda de Mila para a história contada por ela em primeira pessoa torna a história ainda mais vívida, fazendo-nos ver um "resumo" do que se passou nas últimas horas.

Mas nem tudo é um mar de rosas, o drama de Ah, o Verão! é que quando a gente se diverte muito o tempo acaba passando muito rápido e Mila assim como eu, viu que o tempo estava se esgotando, o querido Leandro estava partindo, mas até quando esse amor de verão durará? Será que essa paixão é amor eterno ou só coisa passageira? E a saudade, como lidar?

Amor de verão e muita diversão é o tema principal desta literatura, além disso, o leitor poderá se deliciar com a escrita da Fernanda Belém. O término do primeiro volume d'As Quatro Estações do Ano vai te surpreender e te deixar sedento por Folhas de um Outono. Eu adorei e super recomendo!


3 Comentaram:

  1. Parece bacana *.*
    Quer que eu passo o endereço agora ou depois, para você me mandar o livro?
    Kkkkkkkkkkkkkkkk'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou passar nada, o livro virou favorito da estante, quero ele pra sempre. ♥ =p

      Excluir
  2. Recebi esse livro há alguns dias, quase peguei nele hoje. Espero conseguir ler nas próximas semanas, Rafa. Gosto muito da escrita da Nanda e imagino que vá amar o livrinho novo *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir