A leitura salva!

escrito por Rafa

Dica única: leia tudo o que puder. O que cair na frente, ao lado, atrás. Ao ler, você melhora sua performance de comunicação. Pois, seja na prova do Enem, seja numa entrevista para estágio ou emprego, sua reserva de leitura será notada.

Interpretar para aonde a questão ou a conversa estão indo é o começo da resolução. Caso contrário, como diz o pessoal da antiga, a gente pode confundir alho com bugalho,tomada com nariz de porco. E, pronto, vamos desafinar.

Ler é também se familiarizar com os diferentes registros de escrita. Quero dizer, você pode complementar o que aprende ou aprendeu na sala de aula com a leitura na internet, com o que seus amigos postam no facebook.

Tornar a leitura um hábito nos salva não apenas da solidão, como também da saia justa de não ter o que dizer quando ouvimos uma pergunta. A salvação acontece porque a leitura aumenta nosso repertório de saberes e, por consequência, de poderes.

É evidente que você não é obrigado a saber tudo. Por sinal, sabemos até bem pouco. Mas o fato de sermos leitores nos ajuda a raciocinar mais rápido e a associar algo que não sabemos com algo que já sabíamos.

Por exemplo, se você compreende o conceito de Rede, pois já leu em vários lugares sobre ele, mesmo não sendo especialista no assunto, você terá duas ou três frases para dizer. Sentirá energia para seguir na conversação.

A leitura sistemática e orgânica aumenta nossa taxa de abstração. Usando a velha e excelente imagem: a abstração nos auxilia a ver a floresta além da árvore. O texto dentro do contexto. O que é fato e o que é interpretação.

Ler é capital sólido. Está certo que nunca o mundo esteve tão líquido. Mas, até por isso mesmo, a leitura nos dá horizonte para voarmos em ambientes turbulentos. Ambientes que exigem criatividade e inovação.

E para atiçar a criatividade e inovar, a gente precisa de muito combustível na cachola. E ninguém ainda inventou um posto de abastecimento de ideias tão prático e barato quanto a leitura.

Fernanda Pompeu, no Mente Aberta


5 Comentaram:

  1. Muito bom este texto, também adorei o blog do qual foi tirado. É impressionante a diferença que a leitura faz no comportamento de uma pessoa que tem o hábito de ler em relação a outra que não lê. O vocabulário, a escrita, a comunicação, tudo é mais fácil e melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é a Fernanda, autora do texto, você tem toda razão: ser leitora faz toda a diferença em nossas vidas. Obrigada, Cristiane.

      Excluir
  2. Amei o texto!
    Ler é tudo. Tenho o hábito de ler bulas, revistas, tudo o que vejo pela frente eu quero ler, e acho que isso ajuda bastante na escrita, na comunicação, na vida...

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
  3. Eu me identifeiquei muito com esse texto eu acho que minhas amigaas deveriam ler ele para parar de me zuar por gostar de ler !

    ResponderExcluir