Resenha - A Esperança - Suzanne Collins

escrito por Rafa

Título: A Esperança
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 308
Onde comprar: Aqui
Nota sobre o livro: 4 de 5

Sinopse
A jovem Katniss Everdeen sobreviveu aos mortais Hunger Games não apenas uma, mas duas vezes, e mesmo assim ela não tem descanso. Na verdade, os perigos parecem estar se agravando: o Presidente Snow declarou guerra contra Katniss, sua família, seus amigos, e todas as pessoas oprimidas do Distrito 12.

SPOILER!
Resenha:
Finalmente li o último livro da série Jogos Vorazes e acreditem se quiser, eu adorei!

O livro conta a continuação do livro Em Chamas, Katniss já não está mais na arena, além de já ter vivido dois Jogos Vorazes, o que não é fácil pra ninguém, agora ela terá de conviver no Distrito 13, que muitos pensavam que estava extinto, tudo por lá é controlado, água, comida, tempo, tudo! É um sufoco considerando que Katniss vivia de caça... Fora que Peeta, seu grande amor fora levado para Capital, temendo que fosse morto, ela fica angustiada com isso... Mas ela não tem tantos motivos pra se preocupar, ou talvez sim... Porque Katniss agora é o Tordo. E agora que começa a guerra.

Coin, a presidente do 13 elege Katniss como Tordo, pois sabia que ela representaria bem a rebelião contra a Capital, comandaria a luta sangrenta até o fim e ganharia a confiança dos rebeldes... Ela sabia que muitas mortes viriam, mas era necessário lutar.

Ao longo de toda narrativa o leitor vai perceber alguns flashes do passado, algumas lembranças remotas, do Distrito 12 principalmente, os detalhes das viagens que Katniss faz aos Distritos, a  guerra, os fogos, pessoas morrendo, família, amigos, sem contar da tecnologia usada pelo Distrito 13, fiquei fascinado como tudo aquilo se desenvolvia tão facilmente...

O coração de Katniss continua entrelaçado entre Gale e Peeta, e isso é o mais me incomoda no livro, incomoda tanto que chega a me confundir.

Por se tratar de uma distopia o livro cumpre fielmente seu trabalho, seguindo o padrão de capas, diagramação e principalmente sobre os personagens, percebe-se que a autora elevou o padrão de "quem é quem", mas não teve dó de tornar o "fielmente" numa lama de sangue...

Katniss é uma personagem fácil de se auto-identificar, tem bom caráter e não desiste dos seus objetivos, mesmo sabendo que as pessoas ao redor não confiam nela, não acreditam que ela é capaz de vencer, ninguém sabe o que fazer com ela, nem ela mesmo. Mas eu acredito nela, o leitor torce por ela. Ela é a esperança. O Tordo.

A narrativa da autora continua na mesma sintonia e fluidez, fácil de se ler e difícil de se largar, os personagens aqui parecem se multiplicar, por ser pelo ponto de vista de Katniss tudo ficou bem detalhado e realista... Gostaria que a autora colocasse a história sob outro ponto de vista, talvez sob o de Peeta, para visualizar melhor a história, o que não aconteceu.

Se você leu Jogos Vorazes ou até mesmo Em Chamas, e ainda não terminou a trilogia, aqui está uma oportunidade, sei que muita gente falou mal do último livro, e acho que tenham até razão, até porque senti falta de ação, claro que tinha umas cenas boas, mas se eu pudesse ver pelo ponto de vista de outro personagem talvez minha opinião mudaria...

Chegando na parte final, pra mim tudo ficou previsível, porém triste demais... Não gostei do rumo que levou a história. Gale, ele merecia um capítulo mais especial para o fim da história, mas enfim, fora a parte triste, eu gostei e recomendo. Quero ler e reler essa distopia muitas e muitas vezes, assim que passar minhas emoções marcadas da última leitura... Como sempre falo, a autora podia ter ido mais além. 


17 Comentaram:

  1. Ahhh, eu amei também, mas o final foi triste de ler. Odiei algumas coisas, mortes desnecessárias...e ficou meio que "hã?" esse final. Esperava alguma coisa super MEU DEEEEEUS!!! como tive com os outros, mas não teve isso =/
    O final final final, aquela ultima cena, foi o que mais gostei do livro todo. Pelo menos isso né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Cris, o final final foi maravilhoso, só que tão rápido!!! Saudades...

      Excluir
  2. Eu também gostei bastante do último livro. Acho que terminou como tinha que terminar, sabe? Se comparar com os dois primeiros falta ação, mas acho que compensa com a emoção. Eu também acho que essa vai ser uma série que vou querer reler e também ver como vai ficar a adaptação no cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouwn, aperta e segura o abraço!!! *-*
      Também quero reler assim que sair o último filme, o que vai demorar séculos... Mas enfim, é uma leitura que eu adorei e faço recomendação pra todos os leitores!
      Beijos Vani!

      Excluir
  3. Ai, acabei de ler Jogos Vorazes, estou muito curiosa com a continuação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Rafaaa , quanto tempo! Nunca mais vim aqui ler suas resenhas, não por desinteresse pode acreditar, falta de tempo! Mas, essa não diferente das outras está ótima! Muito bem feita e concordo com tudo que você falou .. eu também gostei do livro, em chamas eu não gostei muito não , mesmo esse sendo uma continuação, achei esse melhor. Um beijão e continua escrevendo, vou arrumar mais tempo para ler aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, suas palavras me animam tanto, você não imagina o bem que elas fazem pra mim... Obrigado de coração. =D
      Saudade de suas resenhas, beijos!

      Excluir
  5. Falaram mal desse? Eu não vi. Bem, a trilogia pra mim foi uma grande surpresa, nunca tinha lido nada do gênero, comecei com essa trilogia e sei que comecei bem!
    Eu gostei muito de a esperança, o final é um pouco previsivel, suspeitei logo quem ia morrer nesse. Eu gostei da ação que teve, a maior parte foi tensão mesmo, mas gostei. Nunca fui com a cara do Gale mesmo, achei ele um chatão!
    Bem,. foi uma leitura prazerosa, agora quero ler mesmo divergente, vê se é bom também
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi, na época foi o maior burburinho, a maioria não gostou não, pelo que me lembro muitos até pararam no Em Chamas por causa da negatividade do livro.

      Excluir
  6. Sou apaixonada por essa trilogia! amo distopia, e essa é a melhor.
    parabens pela resenha.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Como até agora só li o "Jogos Vorazes", preferi não ler a resenha, pra não ler algum spoiler. O que posso dizer é que estou muito curioso pra ler os dois que me faltam. Essa é a melhor distopia que li até hoje.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Estou curiosa para ler a trilogia, apesar dos pesares. Acho que terei esta mesma sensação de insatisfação no final. De qualquer forma, a história é boa demais, como um todo!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Rafa, não deu pra ler pq a pessoa que escreve aqui agora é super cara de pau e ainda não pegou Em Chamas pra ler :D
    E eu tenho ele, isso que é pior kkkkkkkkkkkkk
    Espero fazer isso antes do filme, né? No mínimo...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  11. Eu li Jogos vorazes de uma vez só, os três livros na sequência. E apesar da crueldade e do excesso de sofrimento das personagens eu gostei e recomendaria para qualquer leitor. Achei muit bem escrito e envolvente, apesar de muitas vezes achar a Katniss meio chatinha.

    ResponderExcluir