Resenha - Clarices - Luciana Bollina

escrito por Rafael Fernandes

Título: Clarices
Autor: Luciana Bollina
Editora: Philae
Páginas: 144
Nota sobre o livro: 4 de 5

Sinopse
Clarice tem 19 anos, é artista plástica e seu maior desejo é conhecer o amor. Na rua, encontra um jovem poeta chamado Gabriel, que vende seus poemas impressos de forma artesanal. Ela se apaixona e ele preenche seu imaginário. A atração parece recíproca, mas Clarice flagra o moço beijando outra mulher, linda e sedutora, entre as prateleiras de uma livraria. Paralelamente, sua mãe e sua irmã aparecem em meio a discussões, confrontos e sustos que fazem com que ela amadureça.

Resenha:
Clarices possui uma narrativa interessante, misturando prosa e poesia, é o tipo de livro que você lê numa tacada só e sente àquele êxtase no final.

Clarices, quantas Clarices há em você?

Clarices conta a história de Clarice, uma jovem artista plástica, que está começando sua carreira bem agora, ela faz bem seu papel, vive sozinha, mas está faltando algo em sua vida. Quando ela conhece o jovem Gabriel, acontece uma paixão a primeira vista, os sentimentos dela se transformaram em um turbilhão de coisas, que ela só conseguia expressar em suas telas. Descobriu que ele é poeta, e o mesmo fez um pouco pra ela bem na hora do "Oi, tudo bem?". Ela ganha um livro dele, escrito por ele, tem um e-mail dele lá. Felicidade. Ela não vê a hora de ler tudo e mandar um recado para ele sobre o que achou do livro e talvez "declarando toda sua paixão" ardentemente. (Aparece uma carta pra ela)

O livro contém uma melodia entre os diálogos que nos faz suspirar a cada parágrafo, a prosa que Bollina usa é sensacional, confesso que algumas vezes confundi com a escrita de Clarice Lispector. Eu torci para que tudo desse certo para Clarice, o romance com Gabriel estava dando certo, como nem tudo é flores na vida de Clarice, aparece Virgínia, uma personagem que vai fazer pirar a cabela dela, ela acha que Gabriel talvez tenha um caso com Virgínia, até o final a história não conseguia me ater em outra coisa, eu só queria descobrir toda a verdade e tudo se desenvolve muito bem e rápido... Leitura fácil.

Sobre a personagem principal, eu simplesmente a adorei. Clarice é jovem e independente. Na verdade adorei todas as facetas de Clarice, teve uma hora que não conseguia reconhecer se ela era quem estava falando ou se era um personagem extra da personalidade de Clarice, seus sonhos bem difusos me confundia com a realidade, mas não era sua invenção, era criação. Isso foi o mais me chamou a atenção no livro. Eu poderia criar várias Clarices na minha realidade também, uma Clarice apaixonada, preocupada, artista, talvez cheia de fé, um pouco sortuda. Ela escreve muito bem, eu não conseguia largar aquelas palavras criadas pela personagem tão singela. Eu queria me aprofundar mais nessa história.

O trabalho editoral da Philae está de parabéns, mesmo não conhecendo muito bem o trabalho da mesma, em Clarices vi tudo perfeitinho, a capa combina bem com a história e a diagramação combinou muito bem também com a leitura prazerosa.

Acredito que a autora quis nos fazer refletir sobre como temos tantas oportunidades de nos auto-conhecer e jogamos tudo fora sem perceber, eu senti que o amor verdadeiro está dentro da gente, temos que buscar sermos melhores a cada dia, não precisa ser necessariamente na arte plástica, porque viver já é uma arte, temos de tentar fazer do nosso dia-a-dia um pouco melhor com mais poesia e amor. 


13 Comentaram:

  1. Não costumo ler livros assim, mas achei super bacana tanto a história, quanto a reflexão que o livro proporciona. Realmente temos muitas oportunidades de conhecermos a nós mesmos, de crescer e amadurecer pessoal e relacionalmente, mas não queremos o trabalho que isto dá.
    Adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É demais Ana, cresci muito com esse livro. Vale a pena!
      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa parece q é uma leitura deliciosa, nunca ouvi falar do livro, e senti vontade de ler, ainda mais tratando-se do tema amor!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro mas conforme fui lendo sua resenha, Rafa, também me lembrei de Clarice Lispector. Faz muito tempo que não leio nada nesse estilo e não sei se já li algo assim, que parece tão delicado e ao mesmo tempo tão envolvente. espero ter oportunidade de conhecer a história melhor.

    ResponderExcluir
  4. Rafa!!! Obrigada!! Que coisa boa... Fico muito feliz com sua resenha. O livro está disponível na Livraria da Vila da Al. Lorena em São Paulo!! Em breve farei o lançamento no Rio e em Sorocaba. Obrigada pelo espaço. Um grande beijo, Luciana Bollina.

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi falar nada dele...nossa, mas a resenha deu pra sentir como é. Achei fofa essa história, acho que também iria gostar se lesse. Quem não que achar o amor também? Chama atenção de cara com a sinopse e pelo visto é bem feito. Gostei dele.

    ResponderExcluir
  6. Também nunca tinha ouvido falar, mas pela história e a forma como você descreveu que a história é escrita, tenho certeza de que iria amar...

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas me interessei bastante agora. De vez em quando da vontade de ler algo diferente, sabe? E o livro é tão curtinho, que dá pra ler em um dia. *-*

    beijos
    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. *rebola* Eu que indiquei o blog pra receber Clarices :p Sabia que vc ia aceitar a parceria!
    Ainda não li, tô com ele na fila, mas parece ser muito delicinha msm!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não sou muito fã de romances, mas quando são bem escritos, dá até vontade de ler. Gosto de histórias que tenham personagens bem complexas, e pelo jeito, Clarice é uma dessas personagens.
    Se tiver oportunidade, lerei, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a editora, confesso que quando vi pensei que era romance de banca XD
    Bem, não é meu tipo de leitura, eu não gosto de livro assim em poesia, prova, costuma me da agonia o ritmo do livro. Também nunca li nada da Clarice Lispector, gostaria de ler, mas se for assim também acho que não irei gostar.
    Não faz meu estilo, mas há quem goste.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não é em poesia! Ele é poético, profundo e íntimo! Vale muito a pena ler!
      Beijinhos!

      http://semquererintrometer.blogspot.com.br/

      Excluir
  11. A capa é mesmo linda. Não conhecia o livro, a editora, a autora... Gostei da sua resenha mas sinceramente não senti vontade de ler o livro. Mas pelo menos conheci uma nova obra.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir