O ato de ler e o hábito da leitura além de serem essenciais para quem está estudando para uma prova traz outros benefícios para quem o faz. Permite que o leitor aprimore seu raciocínio, amplie seu vocabulário, aumente o seu conhecimento geral e específico, e principalmente, apure a sua escrita.
Deixando claro que ler é um ato muito particular, o que pode ser bom para uma pessoa pode não servir para outra. Então, leia as dicas e veja qual é a mais adequada às suas características.
Se achar conveniente faça ajustes e adaptações. Sabemos que livros didáticos nem sempre são os mais interessantes e apaixonantes.
Entretanto, são essenciais para a sua aprovação, então, torne-se um leitor interessado e com certeza em breve sua relação com o livro irá melhorar.
Esclarecemos que não traremos aqui fórmulas prontas, mas sim, o resultado do que melhor encontramos na pesquisa que fizemos.
Esperamos que sejam úteis.
1 – Comece com uma leitura superficial e esteja tranquilo. Se estiver tenso, nervoso, preocupado, tente se acalmar primeiro e depois volte ao texto.
2 – Não tenha a preocupação de memorizar nada no início. Como disse anteriormente sem pressão!
3 – Faça a sua leitura sublinhando ou circulando o que entender importante.
4 – A partir do que assinalou monte um mapa mental daquela parte do texto. Crie um esquema que te permita lembrar do que foi estudado através de suas anotações.
5 – Defina o seu tempo de estudo, de acordo com a sua disponibilidade e divida-o em blocos. Deixe um cronômetro controlando isso para você. Evite ficar olhando no relógio a cada minuto para acompanhar o tempo, isso te desconcentra. Programe um alarme e ele te avisará a hora de parar.
6 – Nas pequenas pausas procure distrair-se. Aproveite para fazer lanches, ir ao banheiro, retornar ligações, mas cuidado com o tempo, se comprometa a voltar no horário definido.
7 – Leia em uma velocidade boa para você, de nada adianta ler muito rápido para acabar logo e não compreender 10% do que leu.
8 – Procure ficar em um ambiente adequado, claro e silencioso.
9 – Use vários sentidos. Marque e risque o texto, leia em voz alta, faça resumos, anotações. Quanto mais coloridas e esdrúxulas melhor para o cérebro armazenar as informações.
10 – Se gosta de ler deitado cuidado, é uma posição muito confortável mas facilmente você pegará no sono, e acho que não é isso que deseja, não é?
O mais difícil para mim é encontrar um lugar tranquilo e silencioso pra ler. Minha casa parece um hospício rsrs
ResponderExcluirAs dicas são ótimas e devem mesmo ser seguidas por quem está estudando.
Bjs,
Kel
www.itcultura.com.br