Resenha - O preço de uma lição - Federico Devito e Rogério Mendonça

escrito por Rafa

Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.
Qual seria a maior prova de amor para você? Bom, quando se trata do personagem principal desse livro, provar do amor não tem limite, ele foi experimentar se apaixonar de verdade, depois de várias ilusões, e acabou amando uma pessoa que também amava ele, mas nas suas limitações, era um casal perfeito, até demais... A mais linda prova de amor trouxe para ele o que é realmente amar alguém, pois as lições que o livro discorre até a parte final é de dar muita emoção, cheguei a fica pensando em como seria a vida dele depois de tanta coisa que os dois passaram juntos, aprendi, o amor muda as pessoas. Muito.
A história se passa em primeira pessoa, contada por ele, esse "ele" ainda não sei quem é até chegar a parte final, no início começa a contar desde a infância dele, do quarteto 21, que foi os melhores amigos dele na escola, faziam aniversário no dia 21, inclusive ele, coincidências da vida, ele começou a ficar com várias garotas, mas nunca a namorar, a cada semana ficava com uma menina diferente e ele não via mais graça naquilo, era legal, curtia, mas viu que aquilo não traria nada de bom pra seu futuro, até quando se apaixonou sem querer pela bela Juliana, que é a segunda personagem principal nesse livro, que eu adorei.
Nunca vi um casal tão meloso quanto eles, quando começaram a namorar, ele não parava de dizer o quanto ela era linda e o quanto a amava, mas ela nunca se expressava como ele, e ele sentia falta disso nela, achando que ela talvez não amasse ele, afinal de contas eles nunca brigavam, nunca xingavam um ao outro, não tinham ciúmes entre ambos, os dois sempre contavam o que faziam ou deixavam de fazer, então para os dois nunca tinha insegurança por nenhuma parte, ele é quem sempre implicava e fazia as coisas erradas pra chamar a atenção dela. 
Foi um livro que discorreu numa leitura bem confortante, já que a narrativa é super descontraída, devo dizer que foi mais diálogo muito bem aproveitável.
Meninos são capazes de amar, isso é bem claro no livro, e ele ama uma única pessoa, a Juliana, achei lindo isso, o mundo dele era só a Juliana e nada mais valia se não isso, nem a diferença da idade deles iria mudar isso, ele com 20 e ela com 15, o amor é destaque no livro. Ele mudou, amadureceu, o amor deixa a gente assim meio bobo, mas nos faz crescer por dentro, aprendi com o livro que para se amar não é preciso estar do lado da pessoa e nem sentir sua falta, é preciso querer isso ao contrário, querer estar perto da pessoa, e pensar nela o dia todo, se dar pra ela mais do que pra si mesmo, deixando seu amor-próprio em segundo lugar, o amor te faz perder a cabeça e esquecer de pensar, com ele foi assim. 
Um livro muito especial, que em momentos de tristeza para um fim de namoro seria um remédio de Deus.
Surpreendi com o final, eu esperava uma coisa, mas veio outra, como assim a história parece contar a vida do Gutti, autor do livro? Mas ainda não tenho certeza, esse Paulinho no final do livro seria o Federico Devito? Ainda me resta dúvida, mas que eu gostei do livro, garanto que sim.
É uma leitura que super recomendo, sem mais.
Nota 4.


40 Comentaram:

  1. Ainda não li , pra falar a verdade vi umas resenhas condenando o pobre coitado do livro, mas como sempre faço, espero a poeira baixar e vou ler com calma.
    Parabéns pela resenha.
    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Hum me chamou atenção esse livro, apesar de ler outras resenhas dele que foram contras, primeiro pelo personagem desconhecido até o final, segundo pelo livro meloso, apesar do nome já indica, se o livro pode tirar algo como você disse, sim, ele vale a pena. Você contando parece comigo essa história, porque quando ficamos mais velhos cansamos só em curtir, e sim procurar uma mulher para algo mais sério, aquela mulher que tire nosso folego, que satisfaça...

    gostei da resenha.

    abraços

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  3. Eh, a capa não gostei muito mas da história muito!!! Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Oi Philip, que nome, né... Bem que poderia ser do pp nesse livro... BTW!
    Sim, o livro foi demais pra mim, eu teria muitos motivos pra não gostar do livro, mas achei o livro tão mágico e meigo, aprendi muito coisa sobre amar e ser respeitado... Livros bons são assim, mesmo que escrito por uma prova de amor...

    ResponderExcluir
  5. Estava com vontade de ler o livro, mas como a lista de livros por aqui está enorme, acabei passando ele para outra resenhista do Restaurante. Mas eu achei a estória do livro bem interessante, principalmente por ter sido escrito por dois adolescentes.

    Abraço, Rafa!
    Restaurante da Mente

     

    ResponderExcluir
  6. Já desejava esse livro desde que soube do lançamento, mas depois da sua resenha desejo-o ainda mais. Acho que irei adorar, pois também sou meloso, romântico e esse tipo de coisa. 

    Parabéns pela resenha, ficou realmente incrível. 

    ResponderExcluir
  7. Já sabia do seu comentário... Livros assim nos deixam avoado, como diz minha mãe. Anyway, um livro maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. sorry , não achei o livro tudo isso ,mas tirando isso! é uma das suas melhores resenhas rafito!

    ResponderExcluir
  9. kkkk Sou tão previsível assim é? O pior é que já sou naturalmente avoado, quando lleio livros com romance, ou bonitinhos fico suspirando pelos cantos. õO

    ResponderExcluir
  10. Procurei me informar sobre o livro, mas não é bem o meu estilo... talvez algum dia eu dê uma chance, mas é difícil :s

    Abraços,
    --
    Gabriel M. Souza
    http://carolespilotro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Rafa! Estou ansiosa para ler O Preço de Uma Lição! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Eu tive a mesma sensação, Rafa!!! Que o Gutti era o "protagonista" e o Devito o Paulinho... mas foi legal eles deixarem em aberto!


    Eu realmente me deliciei com esse livro!!! Foi demais!!!

    ResponderExcluir
  13. Ai que legal!! Amei a resenha!!!
    Não vejo a hora de ler o livro!!!
    Parabéns!!!
    bjkassssss

    ResponderExcluir
  14. Poxa, sua resenha foi a mais positiva que li até agora! Você adorou o livro hein?

    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Essa é a primeira resenha que vejo falar positivamente do livro.Estou meio com o pé atrás em relação a ele, sou bem sincera. Brevemente, estarei lendo o livro e tirarei minhas conclusões. No mais,gostei muito da resenha.Bem escrita e detalhada.
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  16.  Essa é a melhor resenha que li deste livro, parece ser um livro meeeelaaaaado. (risadas).

    Abraços,
    G.Pedro
    Skoobeiros

    ResponderExcluir
  17. Está aí um livro que não me impressiona muito, mas divide opiniões. Eu até leria, e enfrentaria o preconceito contra a escrita do Federico.
    A sua resenha está bem completa, Rafa, parabéns! Feliz que você gostou do livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Eu simplismente amei o livro, a muito tempo nao lia algo assim ! E no final descobrir que aquela história realmente aconteceu, eu fique sem reação! vou ler outros agora e depois vou lê-lo novamente! fala sobre A Batalha do Apocalipse: Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo, caso já tenha lido! ;)

    ResponderExcluir
  19. Como assim, a temático do livro é outro, é bem romance meloso.. Eu gosto, não é nada de aventura...Você já leu, não entendi essa comparação no final?

    ResponderExcluir
  20. Obrigado Lucas, espero que você leia e me conta o que achou...

    ResponderExcluir
  21. Obrigado Zi, fiquei feliz pelo seu comentário, muito agradecido!

    ResponderExcluir
  22. Se for ler, depois me dê sua opinião, se gostou assim como eu! Ok? Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Viu, essa sensação acho que todo mundo vai sentir... Obrigado pelo comentário... Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Obrigado Nessa, espero que você leia esse livro em breve!!! E me dê um feedback!

    ResponderExcluir
  25. Sabia que não fazia seu estilo, mas queria ver qual seria sua reação!!! Dê chance Gabs e talvez goste, né!

    ResponderExcluir
  26. Realmente, ele esquece de si mesmo e só pensa nela, gasta dinheiro "à beça" indo para mogi apenas por ama-la por querer estar perto dela, ele tmbm foi chato provocando o ciúme dela... Sério que o personagem pode ser o Gutti? Nossa? Não sabia, mas não acho que o paulinho é o Frederico, quer dizer, ele se envolveu com aquilo? A não ser que além do fundo de verdade exista uma ficção, ou seria tudo ficção? kkkk' Só eu para fazer tantas perguntas, gostei da sua resenha, parabéns :D

    Bruno Herbert.'
    www.vivendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  27. Realmente, ele esquece de si mesmo e só pensa nela, gasta dinheiro "à beça" indo para mogi apenas por ama-la por querer estar perto dela, ele tmbm foi chato provocando o ciúme dela... Sério que o personagem pode ser o Gutti? Nossa? Não sabia, mas não acho que o paulinho é o Frederico, quer dizer, ele se envolveu com aquilo? A não ser que além do fundo de verdade exista uma ficção, ou seria tudo ficção? kkkk' Só eu para fazer tantas perguntas, gostei da sua resenha, parabéns :D

    Bruno Herbert.'
    www.vivendolivros.com.br 

    ResponderExcluir
  28. Oi Bruno, seu comentário sumiu e eu resolvi colocar aqui, não sei como isso foi acontecer!!!

    ResponderExcluir
  29. Mas ainda bem que tu gostastes do livro assim como eu, pra mim o Paulinho tem tudo a ver com o Federico, aliás ele ajudou e muito na história... Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  30. Livro controverso esse, ein? Mas não o descarto de minhas possíveis leituras futuras, mesmo ele sendo meloso... São poucas as vezes que tenho paciência para livros assim, então tenho que estar no momento, se é que você me entende. No mais a história me parece boa, de certo modo. 
    Como assim a história aconteceu com um deles? Ah, isso não é spoiler não?  Que coisa... Fiquei curiosa. 
    (ou não!)

    (:

    ResponderExcluir
  31. Oi muchacha, confesso que tive muita paciência pra esse livro, por isso gostei dele, tava tão ansioso por ele e finalmente já li ele. Isso não é certo e não é spoiler, eu disse que talvez seja essa a versão o que me fez parecer que é dos personagens, mas isso não é certo, se souber alguma verdade sobre isso me avise!!!

    ResponderExcluir
  32. Li tanta coisa negativa q achei q teria que reler o livro pra não gostar tb... eu me apaixonei pela história e também já fui uma Juliana, então a entendi mto bem e cheguei a ficar com dó dos ex haha.
    acho que o personagem principal existe sim, todos os caras tem os sentimentos, eles só não demonstram como o X do livro.
    Os meninos falaram q o principal representa os dois, mas pelo contato q tive com eles, a impressão é q se trta do Gutti msm...

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  33. Não me interessei em ler o livro, não sei se foi pela capa, ou por muita publicidade que a editora fez, mas agora pela resenha, acho que vou inclui-lo na leitura de 2012.
    Beijos
    Equipe TriBooks - Roh
    http://tribooks.blogspot.com

    ResponderExcluir