Resenha - Sereia - Tricia Rayburn

escrito por Rafa

Sereia
Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.
Quando soube do lançamento desse livro fiquei louco, pois mesmo o tema "sereias" sendo muito antigo e conhecido por todo mundo, o assunto ainda não era tão abordado nos livros YA.
Comprei o livro no dia em que foi lançado, mas como tenho uma lista bem extensa de livros para ler (e como sempre acabo um livro sem saber qual começar) Sereia acabou ficando na minha estante de não lidos até a semana passada.
Vanessa Sands é uma garota de 17 anos que vive na sombra da irmã que é o extremo oposto dela. Deslumbrante e corajosa.
Após, perder sua irmã de uma forma inexplicável, Vanessa volta par a cidade de Winter Harbor em busca de respostas.
E justamente na busca pelas respostas que ela se aproxima de Simon, seu amigo de infância e irmão do namorado de Justine Caleb.
Corpos começam a aparecer na praia, e o mais estranho é que com exceção de Justine todas as outras são homens e são encontrados sorrindo.
Comecei a ler o livro e logo na primeira fiquei sem entender um monte de coisa, a autora dá umas boas escorregadas no começo da história.
Em vários momentos, me peguei desanimado com o livro e me arrastando página-após-página. 
Quando cheguei perto da metade do livro, a coisa toda mudou de contexto, e ele passou a ser bem interessante e eu fui virando as páginas até chegar no penúltimo capitulo.
O livro, tem uma narrativa boa, mesmo sendo em primeira pessoa a Vanessa não é daquelas protagonistas massante e excessiva. Ela tem tudo que um personagem deve ter.
Mas como quase sempre acontece comigo, meu personagem preferido não é a principal. Eu simplesmente amei a Paige, ela é super divertida, jovem e desastrada.
Acho que independente dos deslizes que a autora dá, Sereia é um livro que merece, sim ser lido, pois a própria autora evolui junto com o livro.
Tenho certeza de que a estória será muito melhor e mais bem construída nas continuações de Sereia.
Me chamo Duh Araújo, tenho 21 anos. Adoro coisas cômicas e por isso coleciono tudo que acho estranho e diferente. Sou megahyperultrapower viciado em YA, principalmente os sobrenaturais. Quando termino de ler um livro sinto que preciso compartilhar minha opinião sobre ele ou não terá valido a pena eu ter lido, é como se o fato de compartilhar a estória com outras pessoas a mantenha viva dentro de mim. Acho que por isso sinto a necessidade de dividir minhas opiniões.


24 Comentaram:

  1. Du adorei a resenha, lendo assim parece que o livro é perfeito, mesmo que a autora nos faça se perder no meio da história e nos deixa confusa, mas eu quero saber do fim mesmo, ainda bem que ela dá uma reviravolta e consegue fazer com nós também entendesse o que ela queria que a gente entendesse. Boa resenha Duh!

    ResponderExcluir
  2. Preciso confessar que nunca tive vontade de ler este livro, principalmente por causa desses "deslizes" que são comentados na blogosfera... sei lá, tenho medo que seja outro clichê só que com uma criatura diferente :s

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!
    Sempre fiquei na curiosidade desse livro. Toda vez é pra mim comprar e deixo de lado...hahah
    Fiquei curiosa....
    bom fds
    bjs


    leitoramanauara.com.br

    ResponderExcluir
  4. A capa desse livro é muito linda! Quanto a estória, pela sinopse e resenhas, eu achei interessante. Realmente, o tema 'sereias' ainda não foi muito explorado pelo universo YA, pelo menos não nos livros que já foram lançados no Brasil.  

    (:

    ResponderExcluir
  5. Seguindo! Adorei aqui, o visual e o conteúdo, parabéns!

    Se puderes passa no meu e segue, vais ser muito bem-vinda!
    http://leilakruger.blogspot.com

    Hot site do meu livro: www.leilakruger.com.br

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns  pela resenha! Estou ansiosa para ler Sereia! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que quero ler esse livro, a capa é muito linda! ha Mas com a sua resenha, parece que vou gostar! 
    beijos! :**
    @Web_Teen_ 

    ResponderExcluir
  8. Tem uns livros que ficam assim mesmo né, meio lentos no início, mas depois que a coisa engrena, vai rápido e a gnt acaba gostando. Pelo menos comigo isso sempre acontece rs
    Tenho Sereia, mas ainda não li... Nem sei quando lerei, pq o tempo tá curto =/

    Bjs,Kelwww.itcultura.com

    ResponderExcluir
  9. O livro teria tudo pra ser perfeito, se tivesse começado com a mesma narrativa que adiquire do meio pro fim. Tenho certeza de que o proxima será melhor que esse.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. O problemas dele não é só ser meio lento, no começo tem coisas que não dá pra entender muito bem. Tipo você não sabe o que é real ou não.

    ResponderExcluir
  11. Sei bem como é isso, sempre tem livros que quero comprar, mas que por motivos descondecidos acabo nunca comprando. Já outros que nem quero tanto acabo adiquirindo antes dos que quero mais. Vai entender!
    Um bom final de semana pra ti também!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. A capa é mesmo muito bonita, não saberia escolher entre essa e a outra.
    Espero que tenha mais livros com esse tema, pois já estou meio cansado de vampiros. (Não que eu não goste, pois AMO vampiros), mas é bom variar as vezes.

    ResponderExcluir
  13. Tipo, mesmo com os tais deslizes o livro consegue ser bom.
    Sobre clicês o que tenho a dizer é o seguinte: Eles sempre existem. Mesmo em algo absolutamente inovodor, eles estarão lá. Mas esse livro já ganha um ponto por não envolver um triângulo amoroso.

    ResponderExcluir
  14. Lê sim, pois o livro é bem legal. Abraço!

    ResponderExcluir
  15. eu ameeeeeeeei esse livro do começo ao fim principalmente no fim, quando eu li ele fazia um bom tempo que nao me empolgava tanto com uma leitura *-*

    ResponderExcluir
  16. Rafa! Adorei a sua resenha, demais.  Estou com o livr aqui pra ler, mas só falta tempo.

    ResponderExcluir
  17. Eu amei o livro e  achei emocionante do começo ao fim .. rs etou maluco pela continuação....

    ResponderExcluir
  18. Igor, a resenha é do Duh Benetti! Mesmo assim obrigado pela consideração!

    ResponderExcluir
  19. No começo nem tava tão empolgado com ele, mas depois fiquei aficionado pela leitura.

    ResponderExcluir
  20. Ainda que o livro pareça não ter sido tudo que você esperava, parece ser bom e eu espero gostar, principalmente porque já comprei e será uma de minhas próximas leituras!
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Eu quero muito ler este livro! Só não gosto de livros que demoram a se desenvolver...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Minha curiosidade para ler esse livro é IMENSA! Nunca li nada sobre sereias, e na verdade é um tema que gosto muito. 
    Li em outras resenhar que o livro é muito monótono, e isso me faz ficar com um pouco de receio sobre ele. Enfim, mesmo assim pretendo lê-lo.
    Parabéns pela resenha Duh!

    ResponderExcluir