Book Blogger Hop #34

escrito por Rafa


É fato que a cada dia surgem mais e mais blogs de livros no Brasil e tem muito blogueiro bom por aí que não é conhecido. Inspiradas pelo Book Blogger Hop que a Jennifer criou no Crazy For Books, e do qual participamos na versão em inglês do site, nós decidimos montar uma versão brasileira. A ideia é mostrar a diversidade de blogs literários que temos no Brasil—e conhecer um pouquinho mais dos blogueiros também.


A pergunta desta semana foi enviada pela seguidora Ajudante de Noé e é:

Como é seu comportamento durante a leitura de um livro? Há regras como ler apenas um livro por vez, não olhar a última página, ler apenas em casa e no silêncio, ler o livro até o fim mesmo sem gostar etc.?

Oi, para a primeira pergunta meu comportamento acho que é tão comumente quanto o de qualquer outro leitor. As vezes desisto do livro porque a leitura é cansativa ou não estou gostando, em outras pego de novo pra dar mais uma chance a leitura, quando não, eu logo libero ele pra alguém que se interesse. 
Pra a segunda pergunta da mesma, se obedecermos a todas as regras não seríamos totalmente felizes. É certo que temos que cumprir as leis, mas não vivê-las intensamente.
Por contrapartida, leio outra vez 5 livros por vontade, num dia, faço uma lista dos capítulos que leio para não me perder na aventura da semana, porque tenho de fazer resenhas dentro nesse prazo, por isso leio de uma vez só. 
É difícil de dizer que muitos olhem a última folha para saber o desfecho de um história curiosíssima, confesso que já fiz e tentei poucas vezes.
Uma dica, não compensa ler o desfecho, porque o livro fica chato e vai querer logo desistir, esse foi um dos motivos do primeiro que citei que levei a desistir, então, please, não olhe a última folha mesmo que seu pensamento coce o dia todo, que sua amiga te dê vários spoilers nos pênaltis, enfim, leia tudo conforme a história se esvai.
Sou do contra quando se fala em estudar ou ler um livro em silêncio, eu gosto sim de fazê-lo escutando música, não sei porquê, mas tenho mais facilidade para guardar as histórias quando estou com barulho na cabeça, inclusive para as provas que estudo e sempre tiro notas boas, dica 2, tentem fazer isso, se vocês forem igual a mim, ficará muito mais fácil estudar para o Enem, se for seu caso. 
Para a última pergunta, não compensa ler um livro no qual você não gosta, forçadamente, prejudica total seu gosto por leitura.
A leitura, uma vez em quando obrigatória, deve ser também por maior parte prazerosa, não adianta querer tentar uma leitura forçada porque não entendás nada, aliás livro bom é aquele que nos deixa com sede desde a primeira palavra do livro, do cheiro que nos leva emoção, da tinapink que nos fascina, com gosto de virar a página e dizer o que vai acontecer quero muito saber

Finalmente, gostaria de alertar que eu tentei parar com esses meus erros de repetir a palavra "bom", "pois é", eu também me irrito com isso, mas perdoe-me, estou muito a falhar nesses últimas dias, estou policiando-me sobre essa causa. 
Mas como na vida nada é perfeito vou ler um livro e estudar com minhas músicas prediletas num tom no qual posso apreciar a bela leitura. See you next time!


6 Comentaram:

  1. Eu leio vários livros ao mesmo tempo, e aquele que eu estiver mais envolvido é o que eu passo mais tempo lendo hehe E eu leio em vários lugares, n ligo pra isso, ultimamente tenho lido no banheiro do meu trabalho escondido, MAOE! haha
    abraço!
    tudo por um livro - issotudoporumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nick, eu nunca tentei ler no banheiro, pra mim seria estranho, mas acho que vou tentar. Valeu pela dica... heheh tentamos ler de um jeito ou de outro... ler é uma maravilha que Deus nos deu como dom universal.

    ResponderExcluir
  3. Não vou dizer nada que eu tenho que fazer o meu ! shaushaush

    ResponderExcluir
  4. Oii!

    Concordo contigo, não dá para forçar uma leitura. Tu acaba demorando mais para ler e acaba não prestando atenção do que está lendo, ou seja, não dá em nada. kk
    Também adoro ouvir música enquanto estou lendo, a leitura flui muito melhor! :)

    Beijos,

    Priscila Murlik
    Notas de Rodapé,

    www.notasderodapee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Pri.... obrigado pelo comentário... leitura forçada nunca ne;;; adora musica q legal... somos =)

    ResponderExcluir
  6. Nossa não conhecia o seu blog :o Adorei e já estou seguindo. Bom, confesso que não consigo ler mais de um livro de uma só vez e quanto a questão de ler a ultima página, mesmo tentando não consigo evitar 'Haha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir